Há uma preocupação excessiva com o corpo, principalmente entre as mulheres. Por isso são a maioria em salões de beleza, clinicas de estética, academias e em cirurgias plásticas.
As mulheres estão sempre em busca de exibir um corpo perfeito e jovem. O que fez com que as operações estéticas, como implantes de silicone, avolumização do bumbum lipoaspirações, lifts faciais tivessem um crescimento.
Só que entrou em cena a competição de quem fez mais cirurgia, como se a quantidade de cirurgia fosse um mérito. Se sua amiga fez mais cirurgias que você, é porque o biótipo dela necessitou de mais cirurgias. Ou o seu caso era para menos intervenção cirúrgica.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica não aconselha que o médico faça várias cirurgias plásticas no mesmo paciente e o Conselho Federal de Medicina determina como resolução de segurança não ultrapassar mais que 40% de extensão corporal no mesmo procedimento cirúrgico para que o paciente fique o menos possível na mesa de cirurgia.Quanto mais tempo, mas riscos de acontecer alguma coisa com o paciente.
Claro que algumas são combinadas como a lipoaspiração, e a abdominoplastia, implante de prótese de silicone nas mamas ou redução mamária. Ou cirurgia nos braços e nas coxas, quando feitas juntas, também funcionam, pois são áreas de movimento e locomoção.
Já no caso da combinação de implante de prótese na região dos glúteos e cirurgias na parte frontal do corpo, como mamas ou abdome, não é aconselhável da, já que o paciente não pode deitar ou apoiar sobre o local operado. Na prótese de bumbum, a recuperação exige que a pessoa fique deitada de barriga para baixo, o que é totalmente incongruente com a cirurgia de mama ou região abdominal.
Seja qual for a combinação, faça em total acordo e orientação do seu cirurgião plástico tanto na escolha da unidade de saúde que tenha estrutura como da equipe de anestesistas.
Mas o fundamental é não se submeter a uma cirurgia desnecessária ou fazer tudo de uma vez porque sua amiga fez mais de uma cirurgia. Se preocupe com o seu bem estar e em ficar ainda mais bela.
Benedito Figueiredo Junior é cirurgião plástico em Mato Grosso