PUBLICIDADE

Não existe empresa sem propaganda

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Apague a fachada. Abandone o cartão de visitas. Exclua o telefone da lista, não apresente seu negócio…

Viu, empresa sem propaganda não existe.

E sempre que procuramos melhores respostas e resultados, procuramos especialistas para desenvolver um trabalho, pois temos mais chances de ser bem executado e atingir com mais eficácia nossos objetivos.

Na propaganda, como especialista, existe a agência de publicidade, que cria conceitos, textos, roteiros, idealiza imagens, filmes publicitários e impressos. Tudo com o foco no objetivo do cliente. Uma agência faz planejamento publicitário, pode idealizar eventos, ou ações em eventos, avalia os melhores meios de propagar a mensagem que uma empresa, pessoa ou instituição quer transmitir para seu público. Uma agência gerencia todos os processos que estão envolvidos na propaganda.

Mas quanto custa o investimento?

Dependendo do objetivo e de quanto se pretende investir. Agências, além de cobrar honorários, são comissionadas em 20% do montante investido em veículos de comunicação (TVs, rádios, sites) e em 15% por empresas produtoras de peças publicitárias (gráficas ou produtoras de vídeo, por exemplo).

A comissão é relativa à veiculação ou produção de peças criadas pela agência, seguindo o que o Conselho Executivo das Normas Padrão (CENP), que regulamenta as agências do Brasil, direciona como prática e dita que a remuneração mínima da agência está ligada ao percentual de comissão da verba do cliente.

Uma agência, por questões éticas, tem apenas um cliente de cada segmento, pois lida com informações e estratégias que não devem "vazar", pois influenciarão em ações de seus concorrentes. Logo, essa relação de confiabilidade faz com que os relacionamentos de agências com seus clientes costumam ser duradouros.

Então preciso propagar algo?

Se a resposta for sim, basta ter a confiança em deixar essa missão nas mãos de especialistas. É importante observar, na hora de contratar, se o perfil da agência é condizente com o perfil da sua empresa. E lembre-se: em se tratando de publicidade, confiança no especialista é fundamental.

Daniel Ludwig é publicitário e diretor da Nova Mídia em Sinop

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Tecnologia a serviço da sustentabilidade

A evolução tecnológica desempenha um papel fundamental no fortalecimento...

Tive um Infarto, posso fazer exercícios?

A prática de exercícios físicos após um infarto do...

Cuidando do quintal do vizinho

É curioso observar a hipocrisia de alguns países europeus...