PUBLICIDADE

MT: o sucesso que vem do campo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Sou um apaixonado por futebol. E, esse fato, vai além da minha admiração dom-bosquina. Campeão duas vezes em menos de uma semana, sendo uma das conquistas de forma épica, o Cuiabá Esporte Clube entra no Campeonato Brasileiro Série C com a confiança lá no alto. Clube mais novo entre os 20 participantes, o time verde e amarelo quer colocar o futebol da capital mato-grossense no mapa nacional da bola.

Atual campeão mato-grossense e da Copa Verde disputa futebol profissional desde 2003. Apostando na boa estrutura física que possui, o Cuiabá passou a ser o clube imbatível no Mato Grosso. O auriverde garantiu o terceiro estadual consecutivo. O caçula mato-grossense quer aproveitar o embalo e subir para Série B do campeonato brasileiro. 

Fundado em 2001 pelo ex-atacante Gaúcho (Flamengo, Palmeiras entre outros), o Cuiabá não demorou para conquistar terreno no futebol mato-grossense. A equipe cuiabana disputou o primeiro campeonato profissional em 2003 e, de cara, foi campeão estadual. Na atual temporada, o Cuiabá ganhou seu sexto título em 13 anos, sendo que ficou licenciado entre 2006 e 2009.

Assim como a torcida do auriverde e da diretoria não escondemos o anseio de chegar à elite do futebol brasileiro. No entanto, sabemos que a caminhada do Cuiabá deverá ser feita com passos firmes e seguros. Isso só mostra que somos capazes de chegar no seleto grupo dos times nacionais.

Essa relação com o campo vai além dos gramados, Mato Grosso se destaca também pela produção de grãos e do seu potencial em termos de recursos naturais sustentáveis, como os nossos recursos hídricos, minerais, pesqueiros e florestais, tem hoje todas as condições de liderar o processo de retomada de crescimento do Brasil.

Indiscutivelmente, a pujança econômica das cidades do interior tem respondido afirmativamente para consolidar o crescimento da economia, gerando empregos, renda e fazendo a roda econômica girar com mais força. A importância do agronegócio apenas reforça a chamada para novos investimentos, o que contribui, sensivelmente, para puxar o crescimento da economia mato-grossense para cima.

Mato Grosso precisa de muito pouco para se consolidar como o eldorado brasileiro. Porém, essa transformação passa necessariamente pela classe política. Quando unimos forças, ficamos mais fortes. Essa prática vale tanto para o futebol quanto à economia. É dessa maneira que tornamos realidade o Mato Grosso próspero com que sempre sonhamos.

Muito já se fez e se faz, mas é preciso perseverar e fazer mais, com planejamento estratégico, participação social na formulação e implementação das políticas públicas; manutenção do equilíbrio fiscal do Estado e dos programas de atração de investimentos, geradores de emprego e renda; na redução das desigualdades sociais e econômicas e no aperfeiçoamento de instrumentos que garantam os direitos humanos.

Assim como no futebol é preciso uma condução firme para sua consolidação e aperfeiçoamento. Vamos marchar nesse processo de transformar para melhorar. Nossa convicção é a de que honestidade de propósitos, trabalho, responsabilidade e discurso político verdadeiro constituem fatores indispensáveis para alicerçar a construção de um futuro cada vez melhor para os mato-grossenses.

Emanuel Pinheiro é deputado estadual pelo Partido da República

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Por que tantas mulheres se perdem em amores tóxicos?

Meu coração aperta. Dói. Para cada notícia de feminicídio –...

Brasil instável

Só quem não acompanha o noticiário deve estar tranquilo...

Emendas parlamentares: a política a serviço do cidadão

Nem todo mundo entende, exatamente, o que são as...

Carta aberta à população sinopense

Leia até o final e perceba o quanto o...