Definitivamente não sou um expert no assunto, aliás, sou totalmente leigo com relação aos conhecimentos sobre as atividades físicas, situação que me desautoriza a tecer quaisquer comentários sobre o assunto, entretanto, comecei a pratica-las em uma academia de Sinop, sob a supervisão de um profissional da Educação Física e hoje me sinto uma nova pessoa, mais disposta, mais magra, muito mais sadia, com melhora da auto-estima e da aparência. Todos nós devemos nos preocupar com a saúde para uma vida plena e saudável, livre das dores e de doenças que tanto insistem em visitar as pessoas que não se preocupam muito com esse fato e tampouco nutrem maiores cuidados com sua saúde.
Lembro-me da fórmula mágica: mens sana in corpore sano, conhecido brocardo latim que ecoa nos quadrantes do mundo como uma fórmula milenar de consolidar entre os humanos a real necessidade de se cuidar tanto da mente quanto do corpo, isto é, uma integração perfeita entre o físico e o psicológico, não se trata aqui apenas da aparência, se bem que esse conceito está arraigado no ser humano e grassa na sociedade, cuja beleza aparente passou a ser algo muito valorizado nos dias atuais, mas juntemos aqui os conceitos: mente sadia, corpo saudável e aparência melhor.
O valor das atividades físicas para o aprimoramento de um perfil de vida saudável e a manutenção da saúde física e mental é muito importante e devemos pratica-las diariamente, mas deve ser sempre acompanhada do conhecimento médico.
Tenho observado nas ruas de Sinop pela manhã e à tarde, corredores solitários, correm com o seu mundo em suas mentes alegres, minha solidariedade e meus elogios a eles, parabéns a essas pessoas, correm felizes por terem ultrapassado barreiras e uma condição sedentária que tanto cerceiam, correm cansados, mas felizes, lá vão eles em direção ao infinito de si mesmos, corpo e alma vibrantes ao mesmo tempo, célula a célula, há um certo prazer na dor propiciada pelas atividades físicas, o sofrimento simplesmente transforma-se em alavanca e só queremos correr, superar nossos próprios limites.
Imbuído dessa idéia, fui atingido pelo espírito dos deuses do Olimpo, antes era sedentário, depois caminhava, hoje me ponho a correr, amanhã ansiarei por voar.
Tenho feito longas caminhadas e corridas através dos dias e tem sido uma nova revelação da vida; bons pensamentos sempre têm me visitado no percurso; longas caminhadas, perdidos pensamentos a cerca da condição humana, que nos devolve aos paraísos desaparecidos em nós mesmos, que jazem latentes em nossos corações, descobrimos sempre algo de novo em uma nova empreitada que se nos apresenta pela frente, há a descoberta da beleza e do prazer do corpo que liberto de suas angústias se põe a caminho em direção ao espírito e ao infinito. Corpo e mente se entrelaçam em perfeita harmonia, e em consonância com o universo todo, e se tornam uno, na busca e no encontro de uma primavera de liberdade e de bem estar, daí a verdadeira integração entre corpo e espírito: “mens sana in corpore sano”. Agradecemos infinitamente a Deus pela saúde e nossas infinitas possibilidades locomotoras.
Nossas caminhadas são feitas de pequenas vitórias no dia a dia, a cada dia você é um novo vencedor, assim também é a vida, não desistir jamais, andar sempre, correr todos os dias, nem que seja um passo a mais, sempre é necessário buscar e superar-se. Ando tão animado com os exercícios físicos que resolvi listar aqui alguns dos benefícios de se praticar tais atividades, no intuito de que alguém leia e possa começar a pratica-las também e melhorar a sua condição física e psicológica e assim viver um pouco melhor, abandonando a preguiça, o sedentarismo, o desânimo e tudo o mais que tornam as pessoas infelizes.
Dentre muitos outros benefícios, podemos enumerar:
– Sensação de tranqüilidade e bem estar
– Melhoria da auto-imagem, e auto-estima;
– Diminuição do risco de problemas de colesterol e diabetes;
– Diminuição do risco de hipertensão e de problemas cardíacos;
– Aumento da resistência do sistema imunológico e risco de infecções;
– Melhoria da capacidade aeróbica e condicionamento físico;
– Aumento da força muscular;
– Aumento da massa magra e enrijecimento dos músculos;
– Melhoria dos quadros de depressão e angústia;
– Diminuição do nível de ansiedade;
– Melhoria da qualidade do sono;
– Combate à flacidez, modela o corpo e emagrece;
– Previne a osteoporose;
– E muitos outros, inclusive, lembro Isaias 40.31: “Aqueles que esperam no Senhor, renovarão as forças, subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão”.
César S. Santos é servidor público em Sinop