PUBLICIDADE

Mato Grosso: terra de oportunidades e conquistas

José Wenceslau de Souza Júnior é presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT e Sindcomac em Mato Grosso, comerciante há mais de 40 anos
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Entre os anos de 2020 e 2021, a capital de Mato Grosso saltou da 61ª posição para a 10ª melhor cidade para empreender no país. O dado consta no levantamento do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) de 2022, que é elaborado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

De acordo com a pesquisa, Cuiabá apresentou valores maiores que a primeira colocada, São Paulo, nos quesitos “Ambiente regulatório” e “Capital humano”, algumas das áreas pesquisadas para a obtenção do cálculo. Além disso, a capital mato-grossense é a mais bem posicionada se comparada com as demais capitais da região Centro-Oeste.

O cenário é bastante relevante para Mato Grosso, pois esse crescimento acaba favorecendo não só Cuiabá, mas todo o estado. Os setores do comércio e de serviços, por exemplo, apresentaram, em fevereiro, alta nos índices na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) e na Pesquisa Mensal dos Serviços (PMS), ambas do IBGE, demonstrando crescimento do volume de vendas no comércio varejista.

Comparado ao mesmo mês de 2021, o aumento foi de 3,3%. Já o volume de serviços cresceu 8,3% nesse mesmo comparativo. Referente ao emprego formal, Mato Grosso possui 807 mil postos de trabalho, sendo 61% desses nos setores do comércio e de serviços, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Até março de 2022, o estado acumulava saldo de mais de 24 mil postos de trabalho, ficando atrás do estado de Goiás no Centro-Oeste. Esses dados revelam que, em uma economia com o agronegócio em destaque, a renda que circula é revertida nos demais setores e proporciona crescimento em diversas áreas, possibilitando muitas oportunidades empreendedoras e também de emprego aos cidadãos.

Nesta semana em que se comemora o aniversário de 274 anos de Mato Grosso, temos muito a comemorar. O estado tem se destacado e possui um enorme potencial para avançar ainda mais. Como comerciante há mais de 40 anos, tenho orgulho em dizer que me sinto um verdadeiro mato-grossense, pois vivi mais aqui do que na minha terra natal. E assim como eu, milhares de empreendedores e trabalhadores vêm em busca de oportunidades, realizam seus sonhos e, assim, contribuem para o desenvolvimento e a história deste estado.

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Naturalidade versus artificialismo

Independente do estado em que se encontre hoje, é...

Ultraprocessados podem afetar seus hormônios?

Nos últimos anos, os alimentos ultraprocessados passaram a ocupar...

Viver

É provável que a realidade do suicídio já tenha...

Conquistas Merecidas

Há escolhas que fazemos muito antes do primeiro passo....