segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Maggi: “não adianta lobby” (2)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Termino hoje a série de dois artigos sobre a polêmica indicação do novo secretário de Fazenda, que irá substituir o ex-secretário Waldir Teis, aprovado pela Assembléia Legislativa como novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). No páreo estão Éder Moraes, Moisés Sachetti, Augustinho Moro e Rodrigo Figueiredo, por enquanto. A disputa promete.

Nomeando o presidente da Agência Mt Fomento, Éder Moraes para a Secretaria de Fazenda, Blairo estaria demonstrando sua “gratidão” para com a atual Mesa Diretora da AL. O próprio deputado Riva chegou a cancelar sua viagem à Ásia, onde acompanharia a comitiva oficial de Mato Grosso para aqui, ao lado de Sérgio Ricardo, evitar “surpresas” nas sabatinas dos novos conselheiros do Tribunal de Contas.
É lógico que tudo isso tem um preço: Éder Moraes na Sefaz.
Ao lerem este texto, os deputados Sérgio Ricardo e José Riva poderão até recorrer à famosa “nota oficial”, ou aquelas notinhas plantadas em determinadas colunas e sites de notícias desmentindo tudo isso. É esperar pra ver.

A rede de apoio ao presidente da Agência MT Fomento não pára por aí. Mas é bom lembrar que quanto mais apoio, mais comprometimento existe. Éder articulou a seu favor a simpatia de várias “organizações” bancárias, de fomento mercantil, de vários deputados, vereadores e até de alguns prefeitos. Mas, de todos os apoios, o que marca mais, impressiona e também pressiona pela indicação do presidente da MT Fomento são alguns “setores localizados da mídia” que querem tê-lo, custe o que custar, com a chave do cofre do Estado. Porque será? Aliás, esses mesmos setores da mídia, que todas as semanas trazem notinhas e matérias pró-Éder, afirmando que o mesmo já está pronto para assumir, e que é hoje o executivo e também botinudo nº 1 do governo.
Se isto que é explicitado constantemente nesses “setores localizados da mídia” não for lobby, então, o que é lobby? Ou o lobby só é válido e permitindo para uma das partes? Cuidado com dois pesos e duas medidas governador. Fique esperto. Tem gente demais querendo a chave do cofre. Calma pessoal…

Pela culatra – A dúvida é a seguinte: Blairo Maggi cederia ou não às possíveis pressões em torno de Éder Moraes ou de qualquer outro nome? Estive em Brasília com um conhecido e poderoso “botinudo” ligadíssimo ao governador Maggi e membro da “República de São Miguel do Iguaçu” (PR) – cidade natal do governador – e ele me garantiu que Blairo não cederá às pressões de quem quer que seja, nem de outros poderes, de setores da mídia e muito menos do mercado financeiro, que nada tem a ver com a questão fazendária do Estado. Pelo que se sabe, Maggi não autoriza ninguém falar em seu nome nessas ocasiões. Quando os “interesses” são muitos em torno de uma mesma pessoa Maggi liga o desconfiômetro e sai fora!
Com certeza, pela seriedade demonstrada pelo governador até agora, ele não vai transformar a Sefaz em “balcão de negócios”, disse-me a fonte.
Não é à toa que nem Augustinho Moro nem Moisés Sachetti, que conhecem muito bem o chefe Blairo, não abriram a boca até agora.
No entanto, argumenta a fonte “iguaçurense”, todos os apoiamentos forçados podem parecer lobby e pressão em cima do governador. “E por isso mesmo, não será novidade, lá pelos fins de janeiro, se Maggi ligar a seta para a direita e, repentinamente, virar bruscamente para a esquerda”. O que vai ter de gente “dando com os burros n’água”…
Pelo quadro, não será surpresa também se o governador nomear um dos menos evidente dentre os quatro atuais postulantes. Segundo o mesmo botinudo, as regras “antilobby” valem também para as próximas mudanças que Blairo Maggi fará no staff com as saídas de Baiano Filho (Esporte e Lazer), João Carlos Ferreira (Cultura), Chico Daltro (Ciência e Tecnologia) e Alexandre Furlan (Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), dentre outras mudanças que virão por aí… Com todas as cartas nas mangas do governador, o mistério continua.

Nos Bastidores – Dizem que Maggi não gosta de opiniões contrárias às suas e, na maioria das vezes, costuma fazer sempre o contrário do que seus amigos e conselheiros sugerem. O que Maggi gosta mesmo de mostrar é o obvio, o que tudo mundo já sabe, ou seja: quem governa Mato Grosso é ele (Maggi) e mais ninguém.
Uns vão além, afirmando que o governador “paga pra ver”. Tudo bem, desde que a má gestão do nomeado não gere prejuízos recaindo o débito nos cofres públicos, nada contra. É fácil pagar pra ver quando o dinheiro não sai do próprio bolso. Daí…
Acho que apesar de todos os “ti-ti-ti” não se deve prejulgar a futura decisão do governador do Estado, haja vista que até hoje Blairo Maggi tem demonstrado ser um homem honesto e de bons princípios e, com certeza, não irá rasgar a sua biografia para satisfazer a “vontade voraz” de meia dúzia de desejos inconfessáveis e nada “republicanos” junto a Sefaz.
Nomes de peso não faltam. Pretensões, idem. Com todas as cartas na manga e a responsabilidade em cima de si, o governador faz mistérios, porém, bastante atento, afim de “não colocar raposa para cuidar de galinheiro”, como diz a velha máxima popular. Afinal, Blairo Maggi não chegou por acaso onde está e onde ainda poderá chegar na vida pública. Ele sabe que o dinheiro que a Sefaz arrecada é público, o TCE, o MPE e o TJ também… Deu para entender???

Por essas e outras, é que não acredito que o governador precise desse tipo de “auto-afirmação”. Blairo tem demonstrado ser muito maior do que essas coisas todas e, com certeza, mais uma vez, não irá decepcionar a sociedade mato-grossense que o elegeu por dois mandatos consecutivos com ampla maioria dos votos. Deverá sim, escolher a pessoa ideal para ser um verdadeiro guardião do dinheiro público como, aliás, até aqui o próprio governador tem sido. É o que se espera!

Ilson Fernandes Sanches é presidente do IDC – Instituto Mato-grossense de Direito e Cidadania, advogado, professor universitário, PHD em Economia pela Sorbonne – Paris

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Dante: democrata e gestor exemplar 

25 de abril é uma data histórica. Há quarenta...

Sem dúvida nenhuma

As pessoas esquecem-se da simplicidade da vida adiando decisões,...

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...