Opinião

Lipo é recomendada para quem engordou após uma cirurgia bariátrica ?

A lipoaspiração é recomendada para pacientes que tem gordura localizada e são entre magras a moderadas. Um paciente que se submeteu a uma cirurgia bariátrica, redução  do estômago, para perder peso, e acaba engordando novamente,  tem que ser avaliado por um cirurgião plástico para saber se é possível somente fazer uma lipo, ou se excessos de pele deverão ser removidos em associação a lipo ou , ainda, se dieta , para perda de peso , antes da cirurgia plástica , deverá ser realizada.

Sabemos que o processo de emagrecimento pode gerar deficiências nutricionais e por vezes, taxa de re-engorda , para tanto é necessário acompanhamento continuado com o cirurgião bariátrico, nutrólogo e nutricionista.

Associado ao acompanhamento médico e nutricional, mudanças no estilo de vida, tal  como a inclusão da prática de exercícios físicos na rotina diária, é fundamental.

Hoje no Brasil cerca de R$ 30 milhões de pessoas são consideradas obesas. Por isso fique atento ao seu peso, a sua alimentação e pratique esportes para não entrar para essa estatística. Prevenir é sempre a melhor opção para sua saúde e seu bem-estar.

Beatriz Formighieri é cirurgiã plástica com especialização em Cirurgia de Contorno Corporal Pós Obesidade