segunda-feira, 26/fevereiro/2024
PUBLICIDADE

Juarez Costa, de frente ao passado

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em O Príncipe, o Papa Alexandre VI tem o seu caráter desnudado por Maquiavel. Segundo este, dentre os Príncipes das antigas cidades Estado da Itália, Alexandre VI, Príncipe do Vaticano e da Cidade de Roma, era o mais impressionante em pompa, retórica, em firmar suas ambiciosas alianças diplomáticas, porém, jamais as cumpria. Era do mesmo modo famosa a sua capacidade maliciosa de adaptar-se habilmente a situações adversas, tirando proveito da situação. Beberia do seu próprio veneno.

Em Sinop, Juarez Costa tem sido um expert nessa arte. Desde o tempo de rádio outra coisa não tem feito senão explorar o sentimento das pessoas mais imples, desinformadas. Em posição cômoda, vivia do quanto pior melhor, ou seja, lançando as pessoas contra quem ele bem entendesse capitalizando para si a fama de herói do povo. Em sua trajetória sempre achou alguém para sacrificar – em nome do povo desinformado – para firmar suas ambições a exemplo do que fez ao ex-Prefeito Antonio Contini, ex-Prefeito Adenir Barbosa, ex- Prefeito Nilson Leitão, Baiano Filho, e ao Vereador Gilson de Oliveira.

Adepto da velha escola da malícia, em 2008, em campanha pela eleição, ofertou coisas mirabolantes a população como 310km de asfalto, gratuito. De dar funcionamento ao Hospital Municipal no dia seguinte a sua posse. Plano de saúde aos servidores por convênio com o MTSaúde. Combate ao nepotismo. Creches abertas no período de férias, e mais respeito aos servidores públicos.

À época, ainda vereador, também enviou ao ex- Prefeito Nilson Leitão notícia de que o Plano de Cargos Carreira e Salários-PCCS, à véspera de ser enviado ao Legislativo para discussão e votação naquela Casa, seria reprovado. Que em 2009 ele trataria do caso com a devida ¨responsabilidade¨.

Foram necessárias, no entanto, três greves gerais dos servidores do Município para que o Prefeito Juarez Costa voltasse a ¨responsabilidade¨ quanto ao dito Plano. A beber do seu próprio veneno.

O PCCS recém aprovado pelo Legislativo, no entanto, se deu mais por imposição da categoria por causa da malícia do Executivo do que por capacidade financeira e de planejamento técnico administrativo. Daí o perigo.

A data ideal para a implantação do PCCS seria o ano de 2009 face a ótima situação financeira do Município deixada pelo antecessor. No último dia de 2008 era de 41% o comprometimento da folha de pagamento com a receita do Município, Hoje, o comprometimento é de 52% , batendo no teto exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal face ao inchaço da máquina pública. No último dia de 2008 havia 5 milhões de sobra no caixa da Prefeitura e com todos os seus fornecedores pagos. Hoje o caixa é zero, porém, com 42 de milhões em contas empenhadas a pagar ao comércio, o equivalente a três receitas do Município.

O inchaço se deve sobremaneira a folha de pagamento de funcionários em cargo de confiança que só neste mandato irá consumir a espantosa soma de 12 milhões de reais. Dinheiro suficiente para equipar o Hospital Público do Município, orçado em 10 milhões de reais. A dívida de 42 milhões se deve a falta de planejamento.

O desequilíbrio das finanças do Município que resultou na pressão do Executivo sobre o Sindicato de aplicar o PCCS só a partir 2013. Dado a resistência da categoria cedeu em enquadrar 50% do ajuste em 2012, e a outra metade, em 2013. É esperar para ver.

E mais, se faz necessário aos cidadãos-servidores públicos cobrar do Executivo urgente explicação para o desequilíbrio das contas públicas do Município responsável tanto pela morosidade na aplicação do Plano, na incerteza quanto ao seu futuro revelada na pressão exercida pelo Executivo.

O tempo também desnuda.

Milton Figueirêdo Jr – membro do diretório do PSDB Sinop e ex-vereador

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Não é apenas água que falta em Várzea Grande!

Se você mora em Várzea Grande ou tem um...

Somos idealizadores de objetivos

Ao comprometermos com algo infinitamente superior as nossas forças,...

Aqui não cabe potoca

Antigamente, lá na roça os homens, em sentido lato,...

O seu pior inimigo pode estar no seu voto

Muitas pessoas estão apenas preocupadas em mudar o mundo...