PUBLICIDADE

Herói de verdade é Zumbi

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, momento de celebrar a memória Zumbi dos Palmares, herói do povo brasileiro, como diz a frase de uma das músicas do meu parceiro Linha Dura "Herói de verdade é Zumbi". 20 de novembro é acima de tudo, um dia de reflexão e busca de novas formas para enfrentar o racismo que, infelizmente ainda hoje dificulta e tira a vida de mulheres e homens em todo o país.

Hoje ao meio dia assistia um apresentador, que tem minha estima inclusive, que se colocava contra o fato da data ser feriado, respeito a sua opinião, porém NÃO CONCORDO.

É legitimo ser feriado pela luta e resistência de Zumbi dos Palmares, decisiva hoje na nossa história;

É legitimo ser feriado, porque a escravidão no Brasil ocupou ¾ de nossa história. Como herança resta não apenas as condições desiguais de desenvolvimento econômico e de condições básicas de vida dos afro-brasileiros, mas, sobretudo, a naturalização do sofrimento, da dor e da morte negra;

E é legitimo ser feriado, porque segundo os dados da pesquisa feita pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese) que foram publicados nesta quarta-feira (13) pelo portal G1, mostra que os trabalhadores negros no Brasil recebem, em média, 36% a menos do que os não-negros.

É importante trazer ainda outro dado indicado pelo Dieese na pesquisa supracitada, de que a diferença dos salários é mais expressiva quando comparados os rendimentos recebidos por trabalhadores negros e não-negros com curso superior completo. Ou seja, as Cotas raciais além das universidades têm de estarem presentes também em concursos públicos.

Por fim, temos que nos manter na luta e focar na defesa pela estruturação e efetivação da Lei 10639, que traz a história e cultura afro-brasileira para as escolas; defesa dos Quilombolas e religiões de matriz africana; Fim da violência contra mulheres negras, homossexuais, além da garantia de seus direitos; Por mais investimentos em cultura, educação, saúde e pela radial democratização dos meios de comunicação.

Anderson Maciel – Diretor Nacional de Cultura do TUCANAFRO, Produtor Cultural e Militante do Movimento Negro em Sinop.

 

 

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Somos do povo, para o povo, não uma casta privilegiada

Vivemos um momento decisivo para nossa democracia. Em tempos...

Estupidez no trânsito – uma inimiga mortal

Que tempos são esses que não podemos mais falar...

Naturalidade versus artificialismo

Independente do estado em que se encontre hoje, é...

Ultraprocessados podem afetar seus hormônios?

Nos últimos anos, os alimentos ultraprocessados passaram a ocupar...