PUBLICIDADE

Firmo da Cruz e o Lar dos Vicentinos

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Agricultor. Aposentado. Firmo da Cruz é natural de Duartina-SP. Da cidade natal foi ao Paraná, em 1935. Lá ficou até 1980. Sinop seria apenas uma das paradas. Felizmente, por oferecer algo mais acabou seduzindo o viajante, o problema é que na cidade vizinha, só tinha energia elétrica até as 22 horas.
A situação na agricultura começava a ficar difícil depois de 1975, o conselho foi para que os filhos buscassem outros caminhos. As dificuldades foram amenizadas, mas não deixaram de existir nem mesmo com a aposentadoria.

A idade chegou, mas não tirou a disposição do homem de fala mansa que fazia parte da Sociedade São Vicente de Paula. Ele começa a atuar de forma mais dinâmica e em 1995 é fundada a Sociedade São Vicente de Paula, em Sinop. As pessoas que trabalham para fazer caridade conseguiram um terreno com o Bispo, perto da Mitra. Ali foi construído o Lar dos Vicentinos que tem 600m².

Um local de ambiente agradável e bem estruturado. A instituição conta hoje com pouco mais de 30 idosos. A maioria, em torno de 80% dos internos, segundo pesquisa acadêmica de Elza Nunes da Cruz, colaboradora do Lar dos Vicentinos, está ali por atrito com a família.

O lar é mantido por doações da comunidade e necessita de fraldas geriátricas, alimentos e material de limpeza. Funcionários e colaboradores do Lar dos Vicentinos trabalham para fazer o bem. Um exemplo que pode ser seguido por qualquer pessoa. Existem várias instituições precisando de gente como seu Firmo. E lembre-se, está na constituição: Art. 229. “Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade”.

Magnos Bauken é contabilista

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Saiba usar o poder de recomeçar

Algumas pessoas apesar de ter a consciência do desperdício...

Tecnologia a serviço da sustentabilidade

A evolução tecnológica desempenha um papel fundamental no fortalecimento...

Tive um Infarto, posso fazer exercícios?

A prática de exercícios físicos após um infarto do...