PUBLICIDADE

Em respeito ao PT

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em respeito ao PT de Sinop, e seus mais de 500 filiados, bem como a este site “Só Noticias”, pelo contato telefônico mantido nesta data, e a população de nossa cidade, acerca do “cancelamento” do encontro realizado nesta data na Câmara Municipal, cumpre-me, como secretario de comunicação do partido, esclarecer o seguinte:

Realizamos um encontro no dia 30 de março, onde restou o “indicativo” de que os filiados do partido não se opunham à coligações, ou seja, tanto o PT poderia estar na “cabeça de chapa”, com candidato a prefeito, e aceitar coligações que poderiam, inclusive indicar o candidato a vice-prefeito, quanto poderia coligar-se, oferecendo a outros partidos, inclusive a candidatura a vice-prefeito.

Dentro desse contexto, mantivemos conversações com diversas lideranças político partidárias e pré-candidatos, tais como, Sr. Paulo Fiúza (PV), Sr. Juarez Costa (PMDB), Sr. Roberto Dorner (PDT) e outros valorosos representantes de partidos, que coadunam com a possibilidade de uma aliança pró-Sinop, visando o melhor projeto político administrativo. Tais contatos deram-se à luz (do dia ou da noite) em locais de livre acesso e previamente divulgados, sem qualquer truque ou mazela, que pudesse trazer à baila, suspeita de negociações espúrias.

Como já mencionado, há a possibilidade de o PT ter a “cabeça de chapa”, ou seja, o candidato a prefeito, razão pela qual, três companheiros da melhor estirpe, colocaram seus nomes à disposição, que são: Dr. Aumeri Bampi, Sr. Milton Heitor e Sr. Cícero Maciel e há que se esclarecer, que estes três pré-candidatos, encontram-se em pleno gozo do prazo para registro de suas pré-candidaturas, bem como articulam-se entre si, e com os filiados, as decisões que tomarão. Caso não haja consenso entre os próprios pré-candidatos, surgirá aí, e apenas aí, a necessidade de uma prévia, então e tão somente, para decidir internamente, qual será o pré-candidato escolhido pelos filiados do partido, logo, como poderemos definir com quem coligaremos, sem se quer sabermos quem é nosso pré-candidato?

Superada essa instancia, entraremos na discussão seguinte, que será a de propostas com outros partidos e pré-candidaturas, onde, de posse de tais propostas, estas serão apresentadas aos filiados e após exauridas as discussões, se efetivará a votação para decidirmos por candidatura própria, onde outros partidos se coligarão, indicando inclusive o vice, ou se nos coligaremos e indicaremos, inclusive o vice em outra chapa.

Há que se salientar, que a Comissão Executiva Municipal (CEM) do Partido dos Trabalhadores, mantém meticuloso cuidado com nossa chapa de candidatos a Vereador, pois temos a nítida percepção da possibilidade de pela primeira vez, ocuparmos cadeira na Câmara Municipal, e a chapa majoritária, (prefeito) não pode sobrepor-se a esta possibilidade, ou seja, não vamos simplesmente aderir a candidaturas, deixando nossos candidatos a Vereador em um sub-projeto, a troco de possíveis secretarias ou favores de qualquer natureza. Há que se entender, que o PT tem um projeto político para Sinop, e não um projeto pessoal de quem quer que seja. Em tempo, “Vereador” genérico, pois temos pré-candidatas a Vereadora.

Face ao exposto, não cabe buscar culpados, mas o cancelamento do encontro deu-se não por “furto de documentos”, haja vista que a Sra. Andréia é Secretaria do partido, e possui legitimidade para apreciação de documentos, e procurou faze-lo em tempo para que não ocorressem nulidades, tendo colocado os mesmos novamente a disposição, em tempo hábil para que se realizasse o encontro, porem, decidiu-se, via convencimento, que seria inoportuno, vez que a cédula de votação, constante do rol de documentos analisados, onde constava inclusive, a possibilidade de votos para Juarez (PMDB) e Dorner (PDT), nos conduziria a um erro de instancia, não quanto a esta propriamente dita, pois as decisões no PT sempre foram, são e sempre serão tomadas democraticamente pelo voto direto dos Filiados aptos, mas um erro cronológico, haja vista não ter sido superada a instancia da candidatura própria do partido, onde, como já declinado, existem três pré-candidatos, o que, popularmente se diz, “colocaríamos o carro à frente dos bois”, propiciando a qualquer do povo, a denuncia de nulidade.

Em prol verdade absoluta, esclareço que existem divergências internas no PT sim, e estas sempre existirão, pois não somos hipócritas para acreditarmos em unanimidade, mesmo porque, esta é sempre um indicativo de pouca inteligência, mas temos a humildade de reconhecermos as derrotas no campo das idéias. O que não aceitamos são imposições sem as discussões pertinentes.

O Sr. Idalino Reginato, foi legitimamente eleito presidente do diretório municipal do PT, e assim é respeitado dentro da instancia partidária. Muito embora tenha sofrido um pedido de justificativa pela ausência no encontro do dia 30 de março, o fez e goza de todas prerrogativas inerentes ao cargo. Há que se deixar claro para toda a população, que dentro do partido, ninguém tem foro privilegiado. Sabemos que o erro é inerente ao ser humano, mas tem que ser assumido por seu agente, sem distinção, mesmo que seja José Dirceu ou Genuíno, entre outros.

O Sr Idalino Reginato, presidente do Diretório Municipal do PT, não tem poderes ilimitados para falar em nome do partido. Junto com ele existe uma Comissão Executiva e um Diretório, igualmente eleito legitimamente e todo um grupo de filiados, que podem e devem partilhar das decisões. Tal estrutura justifica os constantes encontros e reuniões para discussões internas, pois a DEMOCRACIA só se consolida quando todos tenham voz e vez, e o PT nasceu da luta dos trabalhadores, pela igualdade, justiça social e a participação no poder, em suma, a democracia.

Incidentes como o “empurrão” que o filiado “Paulino” atingiu o Secretario Julio, jogando-o sobre uma cadeira, são resolvidos na esfera policial e judicial, com a competente ação. Trata-se de descontrole emocional, que foge à esfera partidária.

Não houve dolo de qualquer pessoa, presidente, secretário ou filiado do partido. O que houve foi um equívoco na condução do processo, certamente, na ânsia de acertar. Por tal equívoco, o Diretório Municipal do PT, humildemente desculpa-se com os filiados e com a população, e esclarece, que continuaremos as articulações, para um projeto político à altura da cidade de Sinop, onde os homens e mulheres de boa fé, que são a maioria, possam ajudar na elaboração e gozar dos benefícios, independente de sigla ou cor partidária. Nos do PT, aprendemos com o presidente LULA, que só se governa com alianças e que os embates têm que ser travados internamente, para se depurar as melhores idéias e soluções.

Finalmente, esclareço a este competente órgão de comunicação, aos partidos políticos, lideranças e a população em geral, que o PT busca um projeto político administrativo para Sinop, com vistas a melhores condições sociais, investimentos e soluções pontuais, haja vista que nos sentimos a margem de um processo positivo que hoje impera em todo País, e que não nos contempla, justamente por falta de tal projeto, pois lamentavelmente os interesses pessoais de grupos afetos ao poder, por razoes meramente político ideológicas, não permitem a integração regional dentro do contexto maior. Temos que discutir o Zoneamento Sócio Econômico Ecológico do estado e da região, o Plano Diretor do Município e as Políticas Públicas com vistas ao comercio, indústria, pecuária e setor de base florestal com urgência. Não somos mais uma clareira na floresta amazônica, mas uma cidade pólo que precisa urgente de planejamento e ações concretas, sob pena perdermos um momento histórico no País, onde jamais houve índices tão positivos, tanta fartura de recursos e solidez de investimentos.

Valdir Favareto – secretário Comunicação – PT Sinop

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Saiba usar o poder de recomeçar

Algumas pessoas apesar de ter a consciência do desperdício...

Tecnologia a serviço da sustentabilidade

A evolução tecnológica desempenha um papel fundamental no fortalecimento...

Tive um Infarto, posso fazer exercícios?

A prática de exercícios físicos após um infarto do...