PUBLICIDADE

Eleições 2008: prejuízos na lavoura

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Não bastasse o problema com a crise financeira mundial (crise do capitalismo), obrigando a recortar o orçamento para os próximos anos (até outubro de 2010, data da colheita), diminuindo as obras faraônicas tipo o fornão do verdão, para deixar ainda mais “nervosos” os botinudos das bandas do paiaguás, eis que surge mais um problema inesperado, na safrinha de 2008, parece que a lavoura foi contaminada por duas pragas: o ferrugem 45, e o bicudo 15.
Dizem os mais entendidos desse tipo de cultura, que o Bicudo 15 foi mais devastador, mesmo injetando milhões com adubos e defensivos eleitorais, parece que no vale do Rio Vermelho não deu resultado, apesar de terem plantado uma variedade transgênica, aquela do tipo produzida em laboratório, a chamada “ líder de proveta”. Com toda sua pompa de choque de gestão não vingou, a colheita foi aquém do esperado, pode ser que nem dê para cobrir os gastos com o plantio, estão tentando uma securitização no MP estadual, para ver se empurram com a barriga essa conta.

Já pelas bandas do Cuiabá, a tal ferrugem 45 tomou conta da transgênica bimetal, olha que adubaram! Pulverizaram com panfletos apócrifos! Mas do lado de lá foi só desespero, a verdade é que mesmo tendo anunciado a virada, não virou, logo quando viram que a coisa ia ser difícil, foram atrás de uma tal de Santa Rita de Cássia das causas impossíveis, parece que essa ferrugem 45 vai dar trabalho até a safra de 2010.
A certeza é que para colher bons frutos, deve se plantar boas sementes, há de se adubar a terra, com segurança, conhecimento, saúde, respeito à sua vocação, respeitando suas tradições, muitas vezes é necessário ouvir os velhos agricultores, que muito já semearam nestas terras de mato grosso. Inventar produtor sem experiência, pode dar muito prejuízo, são os chamados produtores de última hora.
Não adianta chorar o voto derramado, não existe terceiro turno, espalhando outdoor`s pela cidade ou auto-ilusão que teve 40% da colheita, porque na verdade 40% foi juntando os grãozinhos de Walter Rabelo e Valtenir, o tamanho de sua colheita foi de 26%.

O problema do bicudo 15 e o ferrugem 45 é sistêmico, atacaram no sistema radicular, os botinudos devem ter consciência que suas lavouras foram pro brejo. Eu que não sou nenhum agrônomo, não entendo desse tipo de plantio, porém, a vida nos ensina, para combater uma praga sistêmica, não adianta ficar colocando espantalhos por aí afora, tipo entrevista em rádios, jornais e outros, machucando ainda mais esta terra que muito tem lhes dado.

Carlos Veggi é consultor e Curioso do Mundo.

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Tecnologia a serviço da sustentabilidade

A evolução tecnológica desempenha um papel fundamental no fortalecimento...

Tive um Infarto, posso fazer exercícios?

A prática de exercícios físicos após um infarto do...

Cuidando do quintal do vizinho

É curioso observar a hipocrisia de alguns países europeus...