sábado, 12/julho/2025
PUBLICIDADE

É preciso refundar a República

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Brasília anda efervescente. A cada hora um fato novo aparece e põe mais combustão na crise política e, lamentavelmente, coloca a economia brasileira num buraco cada vez maior.
 
Como Senador da República, defendo o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Ela não reúne mais as condições necessárias para governar o país, seja pela completa inapetência administrativa, seja pelo demonstrado quadro de corrupção endêmica e de criminosa irresponsabilidade fiscal.
 
Mas não é só. Nesse momento, para salvar o seu mandato de presidente da República, Dilma acintosamente faz do País uma verdadeira feira ambulante, montando sua barraca no Congresso Nacional e oferecendo a parlamentares e a partidos políticos cargos nos altos escalões do Executivo em troca de votos. O famoso e desavergonhado “toma lá dá cá” é praticado ostensivamente e anunciado em declarações à imprensa, como tem feito o Ministro Chefe do Gabinete Pessoal da Presidência da República, Jaques Wagner.
 
Essa prática espúria, nojenta e intolerável de Dilma e de seus subordinados foi objeto de uma representação assinada por mim e pelo senador capixaba, Ricardo Ferrraço. Na última semana, protocolamos na Procuradoria Geral da República (PGR) representação contra a Presidente Dilma e o Ministro Wagner em razão da possível prática de improbidade administrativa. A troca de votos por cargos no Executivo continua sendo crime e, nesse sentido, estamos diante de um grave crime de responsabilidade. E, o que é pior, de uma espécie de novo mensalão.
 
Nesse sentido, queremos a imediata abertura de procedimento administrativo competente para a investigação penal, a fim de apurar a materialidade e a autoria dos fatos narrados que vierem a ser penalmente tipificados ou suficientemente enquadrados como ilícitos civis e administrativos. Também pedimos a abertura de inquérito civil administrativo para apuração de responsabilidades civis e políticas pela eventual prática de atos de improbidade administrativa pelos envolvidos.
 
Como cidadão brasileiro, espero que esse processo de impeachment termine o quanto antes e que seja com a vitória do povo, que não tolera mais esse desgoverno instalado dentro do Palácio do Planalto.
 
Evidentemente, não desconheço o fato de que tirar Dilma Rousseff do Palácio do Planalto, infelizmente, representa muito pouco, diante da praga da corrupção há muito instalada em nosso país. Entendo que a saída dela não é a solução, mas se ela não sai não tem solução alguma.
 
Por isso que não podemos parar por aí. Depois de correr com esse governo da Esplanada dos Ministérios, é preciso refundar a República para que esses homens e mulheres que envergonham o Brasil estejam fora da vida pública. É lamentável, mas o modelo de política que temos é velho e carcomido e gera esse tipo de bandalheira, como a que estamos vendo com o governo do Partido do Trabalhadores.
 
De minha parte, lutarei para que o Brasil alcance novos horizontes. Nesse sentido, tive a honra de ser escolhido pelo Ministério Público Federal (MPF) para representar o estado de Mato Grosso na cerimônia institucional de entrega do pacote de dez medidas contra a corrupção. Pacote, esse, que recebeu o apoio de dois milhões de assinantes.
 
As propostas tramitarão no Congresso Nacional sob a forma de projeto de iniciativa popular. Em linhas gerais, trata-se de propostas de mudanças nos andamentos dos processos, dando celeridade a eles, e endurecendo punições para corrupção. Foram concebidas pela força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba e, posteriormente, encampadas pela Procuradoria Geral da República.
 
A ideia do MPF de colher as assinaturas foi seguir a Lei da Ficha Limpa, que também partiu de um projeto de iniciativa popular e se revelou um verdadeiro sucesso no plano do amadurecimento institucional. Portanto, essa é a chance que temos de dar uma goleada na luta contra a corrupção. Sempre tendo por camisa 10 a democracia e aqueles que a tituralizam: o povo brasileiro.
 
José Medeiros, Professor, Policial Rodoviário Federal e Senador da República pelo estado de Mato Grosso.
 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Por que tantas mulheres se perdem em amores tóxicos?

Meu coração aperta. Dói. Para cada notícia de feminicídio –...

Brasil instável

Só quem não acompanha o noticiário deve estar tranquilo...

Emendas parlamentares: a política a serviço do cidadão

Nem todo mundo entende, exatamente, o que são as...

Carta aberta à população sinopense

Leia até o final e perceba o quanto o...