quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

E levantou juízes que os livraram da mão que os despojaram

Faissal Calil
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) demonstra continuidade de trabalho e dedicação à sociedade. Empenha-se em “dar aos outros o que lhes é devido” (CC/C n.381). Perseguindo este objetivo, o desembargador Rui Ramos assinou termo de cooperação para construção de fóruns nas comarcas de Água Boa, Lucas de Rio Verde e Nova Xavantina. Cogita-se  montar uma cidade jurídica com  Fórum Estadual, Fórum da Justiça do Trabalho, Defensoria Pública e sub-sede da Ordem dos Advogados do Brasil.

Ao percorrer o interior do Estado notei a influência positiva exercida pelo Judiciário, resultando em  tratamento digno da coisa pública pelos órgãos locais. O cidadão sente-se mais assistido e até protegido. Nota-se maior interação e equilíbrio social, bem como obriga transparência aos gestores.

Os 62 municípios sem presença permanente da magistratura apresentam maior índice de criminalidade e de improbidade administrativa, decaindo a qualidade de vida dos habitantes.

Estive presente na posse do desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, e testemunhei a percepção do novo Presidente do TJMT, ele estava ciente de que a característica litigiosa do Estado, a demografia, o avanço cultural e variedade social motivam as demandas forenses, diante disso o recém-eleito definiu sua meta: justiça acessível, célere e eficiente, e para tal há a necessidade de se aproximar da sociedade, valorizando a Comunicação Social e a Ouvidoria. No âmbito da tecnologia da informação (TI) nosso judiciário já apresenta bom nível, em breve o indivíduo comum obterá as informações desejadas sem sair de casa.

Minha confiança no respeito ao direito de todos é reforçada pela atuação dos membros de nosso Judiciário. Antevejo-o cada vez mais presente e forte, novas comarcas, instalações e equipamentos modernos e diálogo gratificante com o povo.

“A justiça sem força é impotente, a força sem justiça é tirânica”. (Blaisé Pascal)

Faissal Calil é deputado estadual eleito pelo PV, advogado e ex-vereador por Cuiabá

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Sem dúvida nenhuma

As pessoas esquecem-se da simplicidade da vida adiando decisões,...

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...

A medula da Constituição

Estamos precisando ler a Constituição com a mesma frequência...