Duda Mendonça é sem sombra de duvidas um dos maiores marqueteiros políticos deste país, ou o maior, seu curriculum mostra o quanto é competente e vitorioso, mas ao ser contratado pelo PT para fazer a campanha do candidato Lula a Presidência da Republica em 2002, entrou literalmente em uma grande fria, dos 25 milhões de reais cobrados pelo trabalho, 15 milhões de reais estão em uma conta no Caribe e é assunto da Policia Federal, os outros 10 milhões dificilmente receberá depois de tantos escândalos.
A sua imagem ao depor na CPI, chorando e falando cobras e lagartos do Governo que elegeu, foi simplesmente deprimente nada agradável de se ver, mas pelo que realizou até hoje, continuara sendo sempre chamado de ?o milagreiro do marketing político?.
Em 1992, elegeu a prefeito de São Paulo e transformou o homem Paulo Maluf, um dos ícones da ditadura militar o biônico dos biônicos, tirou seus óculos grossos (fundo de garrafa), substituiu seu falar agressivo e prepotente, por um discurso agradável, fala mansa, educado, simpático, caindo no gosto dos paulistanos, que até gostariam de tê-lo como vizinho, foi eleito com uma votação impressionante, a maior de sua carreira política, criou o slogan ?Maluf o tocador de obras?, que não caiu no esquecimento até os dias de hoje.
Em 1996, elegeu Celso Pita, um obscuro ex-funcionário das empresas de Maluf e ex-secretario da Prefeitura de São Paulo a prefeito desta cidade, Pita foi um fiasco, não conseguiu levar adiante os projetos de Maluf, o prefeito anterior, mas Duda se esforçou, criou o Fura Fila, uma idéia fantasiosa, que resolveria o problema do transporte coletivo da capital, foram gastos mais de 500 milhões de reais no projeto e na colocação de pilares em alguns pontos da cidade, a idéia teve de ser abandonada por ser inviável tecnicamente e financeiramente.
Em 2002, depois de muitas brigas e discussões dentro do PT, uma boa parte do partido não aceitava um marqueteiro que sempre havia trabalhado para políticos de direita, mas acabou sendo contratado para eleger Lula, que tinha perdido três eleições seguidas a Presidência da Republica.
O primeiro passo foi mudar a imagem do candidato, de uma pessoa, com barba mal cuidada, aspecto desleixado, fala agressiva, esquerdista com idéias ultrapassadas, em um homem fino, com ternos bem talhados por estilistas italianos, barba bem feita, fala macia e ao gosto de todos os brasileiros, principalmente os simpatizantes do centro e com muito dinheiro para gastar, estava criado o ?Lula paz e amor? tudo que o nosso povo precisava.
O primeiro comercial de Duda para campanha do PT causou impacto e mostrou que ele não estava para brincadeira, vários ratos comiam a bandeira do PT e em caracteres e áudio se via e ouvia ?Xó Corrupção? e os slogans foram surgindo como: ?PT não rouba nem deixa roubar?, ?PT a ética na política? foram fazendo da sigla uma bandeira de honestidade e esperança.
Lula é eleito com uma votação esmagadora, a maior de todos os tempos que um candidato já teve. Assume o poder sem planejamento, sem um programa de trabalho, totalmente deslumbrado, Duda Mendonça cria para o Governo, outra idéia fantasiosa a ?FOME ZERO?. Que erradicaria a fome no país em quatro anos. Uma idéia elogiada em todo o mundo, inclusive na ONU, mas simplesmente utópica, não decolou nem decolará.
O Marketing Político pode eleger um candidato por mais obscuro que ele seja, mas não existe estratégia que possa sustentar um governo, sem programa ou corrupto por muito tempo sem ser desmascarado.
Em 2004 não conseguiu reeleger Marta a Prefeitura de São Paulo, por mais que se esforçasse e por mais dinheiro que foi gasto, esta campanha, apesar de ser grandiosa e a mais cara que a cidade já viu, foi um fiasco, Marta aparecia nos eventos trajada elegantemente com roupas de grife, carregando a tira colo seu namorado francês, sempre arrogante menosprezando seus adversários e batendo boca com a imprensa, os jornalistas que cobriam a campanha, comentavam entre si o custo de suas roupas e muitos publicavam esses preços, para piorar as coisas.
Duda por mais que tentou mudar o comportamento de Marta e os milhões de dólares que foram gastos não conseguiu fazê-la decolar.
Depois de seu depoimento na CPI sua vida foi exposta em publico, seus métodos de trabalho questionados como éticos ou não, seus contratos de trabalho com o Governo e o partido do PT foram cancelados e a pergunta que fica no ar é, e agora Duda Mendonça?
Américo Gomes é jornalista, professor universitário e ex-assessor da prefeitura em Sorriso