domingo, 13/julho/2025
PUBLICIDADE

Do começo ao fim

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Sempre achei que na existência das coisas em geral, tem começo, meio e fim. Como tudo na vida. Na atuação parlamentar, não poderia ser diferente. O que difere é que na vida e no amor, não temos garantias. Enfim, trata-se de um fundamento básico, lógico e irreversível. O que eu quero expor com isso é a consolidação do trabalho, fruto de muita luta parlamentar, desencadeada por mim, em 2011. Trata-se da repatriação dos carros da Bolívia, cujo desfecho terá histórias com final feliz. Uma das grandes conquistas da sociedade mato-grossense esse ano foi o início da devolução dos carros repatriados do país vizinho. Os veículos são frutos do crime organizado.

Segundo dados da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DEFURV), de Campo Grande, o primeiro lote é de 397 veículos que tiveram acesso pela fronteira do estado de Mato Grosso do Sul. Desse total, 55 veículos pertencem a proprietários mato-grossenses. No total cinco mil veículos serão repatriados para o Brasil. Segundo a polícia, os proprietários nem sabem que eles foram achados. A maior dificuldade tem sido localizar as vítimas que tiveram os carros roubados antes de 2011, ano em que começaram as negociações entre Brasil e Bolívia para a repatriação desses veículos. Muitos donos trocaram de endereço e telefone.

A maioria dos automóveis roubados no Brasil é proveniente de Mato Grosso, São Paulo, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Acre e Paraná – estados que fazem fronteira com outros países. A expectativa é que a maioria dos bens seja proveniente de MT devido à extensa faixa de fronteira com a Bolívia. O saldo positivo foi capaz graças o empenho da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, Senado Federal e Ministério da Justiça.

Em audiência pública no Senado Federal critiquei a Lei n° 133, dizendo que estava patrocinando a violência, o narcotráfico e o prejuízo à vida dos mato-grossenses, tendo em vista que a lei boliviana sofre reedições há vários anos. Na época o assunto repercutiu de maneira positiva, chamando a atenção dos senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Mosarildo Cavalcanti (PTB-RR), Aníbal Diniz (PT-AC) e Marcelo Crivella (PRB-RJ), além dos senadores de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), Jayme Campos (DEM) e Pedro Taques (PDT). O fim de todo esse episódio é a satisfação de ver o sorriso no rosto do pequeno empreendedor de Cuiabá, Gonçalo Mendes, que recebeu no início do mês, a sua motocicleta, fruto de um roubo a mão armada no centro de Várzea Grande, no ano de 2011.

Não tenho como descrever a minha realização pessoal em participar desse acontecimento que certamente marcará a minha atuação parlamentar. Valeu a pena nossa luta, afinal, toda recompensa é válida. Hoje estamos colhendo os frutos desse trabalho e graças a Deus a famigerada Lei boliviana, que legalizou os carros irregulares no território daquele país está revogada e é coisa do passado.

Emanuel Pinheiro é deputado estadual pelo Partido da República

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Por que tantas mulheres se perdem em amores tóxicos?

Meu coração aperta. Dói. Para cada notícia de feminicídio –...

Brasil instável

Só quem não acompanha o noticiário deve estar tranquilo...

Emendas parlamentares: a política a serviço do cidadão

Nem todo mundo entende, exatamente, o que são as...

Carta aberta à população sinopense

Leia até o final e perceba o quanto o...