PUBLICIDADE

Dia Mundial da Água e o nosso papel transformador

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Que água é fonte de vida e item fundamental para a nossa subsistência não é novidade para ninguém, é o que aprendemos desde a infância. Neste dia mundial da água, comemorado desde 1993 com base na resolução da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, o dia 22 de março lança luz a este recurso natural para que cada qual seja atuante na preservação e uso

Dados apresentados pela Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) apontam que 70% da água tratada em Cuiabá são desperdiçados. Infelizmente esta realidade é notória nos bairros onde água potável escorre por ruas e residências e endossa o índice de desperdício nacional.

Outra pesquisa que retrata o desperdício do recurso aquífero afirma que a cada 10 grandes cidades brasileiras, sete perdem 30% ou mais de toda a água tratada. O Instituto Trata Brasil, responsável pelo levantamento de dados, também diz que Cuiabá está entre as dez piores cidades, desperdiçando 61,59% da água.

Para reforçar a luta pela manutenção dos recursos hídricos, a Campanha da Fraternidade deste ano veio com a temática “Casa comum, nossa responsabilidade” e com o lema é “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5, 24). E em plena semana santa, término do período quaresmal, o uso da água está sendo debatido nas igrejas e entre os assuntos, o saneamento básico. Pensar na destinação do esgoto, em seu tratamento, é pensar nas águas que temos e que se concentra em nosso rio, o Rio Cuiabá.

A campanha nos desperta para a necessidade de políticas públicas para que haja o saneamento básico, que uma vez realidade nos municípios, evita que uma série de doenças atinja nossas crianças e as pessoas com sistema imunológico mais baixo. Além disso, também somos motivados a utilizar a água com consciência, a praticar coleta seletiva, a economizar energia elétrica, entre outras ações ecologicamente corretas.

Que possamos neste dia 22 de março reforçar ações para preservar nossos recursos hídricos, que possamos cobrar do executivo atuação para que haja esgotamento nos bairros antes da pavimentação, por exemplo, e que a Cab Cuiabá, de fato, haja para atender a população dignamente e trate e distribua nossa água. Na verdade, preservar nossas águas é dever de todos e todas e não só no dia mundial da água, e sim todos os dias e de maneira incansável sempre.

Arilson da Silva é bancário, profissional de Educação Física e vereador em Cuiabá pelo Partido dos Trabalhadores.

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

O Brasil produz como em 1958

"Não assina minha carteira não." Todo empresário brasileiro já...

A Força das Instituições: Por que o Judiciário de Mato Grosso é Referência Nacional

Com reconhecimentos históricos do CNJ, inovação contínua e a...

O Brasil que fica fora da análise

“A porta da verdade estava aberta, mas só deixava...

Saber oportunizar os momentos da vida

As oportunidades que a vida nos oferece são, muitas...