PUBLICIDADE

Dia do Professor

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O dia do professor comemorado em 15 de outubro é de suma importância para o País. Celebrar esses profissionais é vital para qualquer Nação que se pretende desenvolvida. Mas não basta apenas comemorar a data simbólica. É preciso trabalhar com muito empenho para que nossos professores sejam cada vez mais valorizados, respeitados e motivados.

Em Mato Grosso, o PT esteve por 07 anos (2007 a 2014) na gestão da Secretaria de Estado de Educação. Nesse período tive o privilégio de estar como secretario por 05 anos. Trabalhamos de forma intensa e conseguimos resultados históricos no processo de valorização dos professores e demais profissionais do ensino.

Nesse período promovemos um aumento real de 97,97% (ganhos descontado a inflação) no salário inicial dos profissionais da educação. Fomos um dos poucos Estados do País a cumprir com o Piso Salarial Nacional do Magistério (PSNM) desde sua aprovação em lei, no ano de 2008.

Também promovemos em 2010 o maior concurso público da história recente do Estado para a carreira de profissional da Educação. Ao todo 11.535 novos servidores, entre Professores, Técnicos Administrativos Educacionais (TAE) e Apoios Administrativos Educacionais (AEE) foram nomeados. Somados a concursos anteriores da nossa gestão demos posse para mais de 14 mil profissionais.

Ao retornar à Câmara dos Deputados em outubro de 2013 continuei na luta por uma Educação Pública cada vez melhor e com qualidade social. Na Comissão de Educação do qual sou membro titular e no plenário da Casa lutamos e aprovamos o Plano Nacional de Educação (PNE), com 20 metas que vão contribuir significativamente para melhorar a Educação. Entre essas metas esta a garantia de elevação dos investimentos em Educação no Brasil dos atuais 5,7 para 10% do PIB.

Em harmonia com PNE apresentei na Câmara o PLP 413/2014, que prevê a criação do Sistema Nacional de Educação (SNE), que compreenderá o Sistema Federal,os Sistemas Estaduais, do Distrito Federal e dos Municípios que serão constituídos em lei dos respectivos entes federados. Com o Sistema, a União deverá complementar os recursos financeiros para que Estados e Municípios possam cumprir as metas do PNE e garantir a qualidade social no ensino ofertado aos estudantes.

Nesse dia 15 de outubro deixo meu abraço a todos os profissionais da Educação e destaco que apesar das dificuldades conjunturais vivenciadas pelo País, precisamos continuar na luta por educação pública, gratuita e de qualidade, bandeira que o Brasil deve carregar em busca de seu pleno desenvolvimento e emancipação com justiça social de seu povo.

Ságuas Moraes Sousa é deputado federal (PT-MT)

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Resiliência, valor e caráter no exercício da liderança

Nas últimas semanas temos falado muito sobre construção e...

Alexandre, o enorme

Quando Michel Temer definiu que Alexandre de Moraes seria...

Reaja Brasil: a resposta firme de um povo que não se cala

Neste último domingo, mais uma vez, milhares de brasileiros...

Aumentar imposto só vai penalizar setor de serviços

Uma cidade que cresceu graças à liberdade de empreender...