quarta-feira, 17/julho/2024
PUBLICIDADE

Desenvolvendo hábitos positivos para o sucesso pessoal e profissional

Lucas Oliveira de Sousa - professor douto Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT -
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No dia a dia, independente da nossa área de atuação profissional, muitas vezes nos deparamos com a pergunta: como alcançar o sucesso pessoal e profissional? A resposta, em grande parte, está na adoção de hábitos positivos.

Este é um tema fascinante, sobre o qual ministrei uma palestra recentemente. Mas afinal de contas, o que são hábitos e como desenvolvê-los?

Os hábitos são padrões de comportamento repetidos regularmente e, muitas vezes, de forma inconsciente. Eles têm um impacto profundo em nossas vidas, refletindo no indivíduo, nas famílias, nas organizações e na sociedade. Exemplos de hábitos pessoais positivos incluem praticar exercícios regularmente, manter uma alimentação saudável, ler diariamente e gerenciar o tempo de forma eficaz. No contexto organizacional, hábitos positivos podem envolver a promoção de uma comunicação aberta, a adoção de práticas sustentáveis e o incentivo ao desenvolvimento contínuo dos colaboradores.

No entanto, nem todos os hábitos são positivos. Hábitos negativos, como procrastinação ou resposta negativa a dificuldades, podem nos manter presos a padrões de comportamento destrutivos. No contexto organizacional, exemplos de hábitos negativos incluem a falta de comunicação eficaz, a resistência a mudanças e a negligência ao feedback dos colaboradores. Para alcançar o sucesso, é essencial identificar e transformar esses hábitos.

O desenvolvimento de hábitos positivos requer um processo intencional e disciplinado. Alguns passos práticos desenvolver hábitos positivos incluem: i) o reconhecimento da necessidade de mudança pessoal ou organizacional; ii) a definição de objetivos e metas claros; iii) a escolha de um hábito para desenvolver; iv) a persistência durante o processo de implantação do hábito; v) o reinício do processo com outros hábitos. Esse método precisa ser cíclico e contínuo.

Vários são os resultados, individuais e organizacionais, que os hábitos positivos produzem. Dentre eles estão: o aumento da
produtividade, a melhoria da saúde física, mental e financeira (de pessoas e organizações), o desenvolvimento contínuo e o
fortalecimento de relacionamentos sociais e institucionais saudáveis.

O desenvolvimento de hábitos positivos é uma estratégia chave para alcançar o sucesso, seja para uma pessoa (você) ou para uma organização, que também é composta de pessoas, como uma empresa, uma associação, uma escola ou mesmo uma prefeitura.

Lembre-se: o seu desenvolvimento depende de você. O seu subdesenvolvimento também.

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Tá ruim, mas pode piorar

Tivemos um final de semana – aliás, início, porque...

Uma consagração interrompida

No final do mês de junho fui informado pela...

É espetacular viver na simplicidade

Ser autêntico e espontâneo, e levar a vida na...

Virginia “Perón” Mendes: um artigo que provocou outro

Os comentários e avaliações foram muitos. Meu celular não...