sábado, 12/julho/2025
PUBLICIDADE

Córregos e rios: mais um descaso ambiental !

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O descaso de nossos governantes municipais, estaduais e federais (poderes executivo, legislativo e judiciário) em relação ao meio ambiente , ao longo de mais de meio século, está transformando nossos rios, córregos, lagoas, bacias oceânicas e inclusive o Pantanal matogrossense em um grande esgoto a céu aberto. O Brasil vive rodeado e em meio a um grande esgoto, inclusive moral. Outro descaso em relação aos nossos rios e córregos é a contaminação provocada por toneladas de agrotóxicos e outros poluentes utilizados pela agricultura, chamada de moderna, principalmente em áreas de grandes plantações, onde apenas a busca do lucro motiva os grandes interesses econômicos e financeiros, deixando o passivo ambiental para a população que sofre as consequências dessa visão imediatista.

Dois grandes exemplos podem ser vistos no que aconteceu com a bacia dos Rios Tietê, Tamanduateí e Pinheiros em SP, o
que acontece com a baia da Guanabara e a Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro e o que também acontece em Cuiabá, Várzea Grande e demais muncípios do entorno da bacia do Rio Cuiabá, cujos esgotos são canalizados diretamente para os córregos, ribeirões e rios que fazem parte desta importante bacia para a vida do Pantanal.
O crescimento desordenado de Cuiabá e Várzea Grande, com a ocupação irregular de áreas verdes, áreas de proteção ambiental, a especulação imboliária, acabaram por destruir todas as nascentes dos 28 córregos existentes em Cuiabá e 20 em Várzea Grande, destruiram práticamente toda a possibilidade de vida aquática e também de recuperação dessas nascentes, muitas das quais foram aterradas irregularmente para a construção de vias públicas e edifícios comerciais e residenciais, ante o olhar complassivo, omisso e conivente das autoridades constuidas. Pior do que isso, muitas dessas ocupações irregulares foram estimuladas por políticos inescrupulosos que trocaram a preservação e proteção ambiental pela demagogia eleitoral e votos de incautos moradores.

A cada periodo de chuvas em Cuiabá e Várzea Grande são carreados para os córregos, ribeirões e rios Cuiabá e Coxipó mais de 90 toneladas de detritos, além aproximadamente 80 toneladas de esgoto in natura produzidas pela população de Cuiabá e pelo menos 35 toneladas pela população varzeagrandense. É muita sujeira sendo carreada para o Rio Cuiabá que está com seus dias contados.

Cuiabá está entre as 90 maiores cidades do Brasil e ocupa a 65a. posição em relação a tratamento de esgoto, com apenas 28%, juntamente com Várzea Grande formam o maior aglomerado urbano de MT, estando próximo de um milhão de habitantes, e comparado com outros aglomerados urbanos ou cidades gêmeas, está nas últimas posições no ranking ambiental em se tratando a limpeza urbana e sanamento básico.

É triste ver uma situação como esta, exatamente no momento em que nossos governantes ficam muito eufóricos para "mostrarem" aos nossos visitants da COPA da FIFA, nossas belezas e potencialidades. Será como vão fazer para econder essa vergonha que são nossos córregos, rios e ribeirões que se transformaram em esgotos a céu aberto? Muita coisa precisa ser feita para que o legado da copa seja de fato um legado de qualidade de vida para a população e não um grande marketing eleitoral para candidatos inescrupulosos, ávidos de poder e suas benesses!

Juacy da Silva, professor universitário, titular e aposentado UFMT, mestre em sociologia
[email protected] www.professorjuacy.blogspot.com Twitter@profjuacy

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Por que tantas mulheres se perdem em amores tóxicos?

Meu coração aperta. Dói. Para cada notícia de feminicídio –...

Brasil instável

Só quem não acompanha o noticiário deve estar tranquilo...

Emendas parlamentares: a política a serviço do cidadão

Nem todo mundo entende, exatamente, o que são as...

Carta aberta à população sinopense

Leia até o final e perceba o quanto o...