quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Conquistas da Advocacia e da Sociedade

Eduardo Marques Chagas – Presidente da 6ª Subseção da OAB-MT (OAB SINOP)
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Vivemos um ano atípico em virtude da pandemia do novo Coronavírus, sendo que muitas atividades mudaram e, não diferentemente, foi a advocacia.

Em agosto comemoramos o dia do advogado (11/08), lembrando a criação dos primeiros cursos de direito no Brasil. Hoje somos mais de 1 milhão e duzentos mil advogados e advogadas exercendo sua profissão, comemorando a cada dia várias conquistas.

Essas conquistas não são aplicáveis apenas ao profissional da advocacia, mas sim a toda sociedade. Meios extrajudiciais de solução de conflitos, como possibilidade de realização de divórcio e regularização de imóveis via usucapião em cartórios por exemplo, leis alterando e buscando um processo judicial mais rápido, emissão de certidões de forma online, processo online, criminalização do abuso de autoridade, enfim, várias transformações buscando sempre a manutenção do Estado Democrático de Direito e o aprimoramento das instituições jurídicas.

O período vivenciado acelerou, ainda, a criação de vários novos processos inevitáveis, onde a sociedade também foi beneficiada.

Nos deparamos com um caminhoneiro presente virtualmente em uma audiência da cabine de seu caminhão na beira da estrada, o advogado participando de um julgamento virtual junto ao Tribunal localizado na Capital do Estado sem sair do seu escritório no interior, o que proporciona a continuidade dos serviços, economia, mas acima de tudo, acesso ao judiciário, ganhando todos, com certeza.

E para o alcance dessas conquistas, a sociedade necessita de um advogado ou advogada, instrumento indispensável para que o cidadão tenha garantido seu direito, merecendo, dessa forma, o destaque e importância dada pela Constituição Federal no artigo 133.

Por conta disso, lembrando da importância de todos, ainda mais, da advocacia, é que temos sim que comemorar, pois, somos indispensáveis e relevantes, carecendo sempre lembrarmos da ética e disciplina peculiar ao bom profissional.

Juntos com nossa instituição, a Ordem dos Advogados do Brasil, sociedade organizada e cidadãos, conquistaremos ainda mais benefícios, nunca deixando de lado de “defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”

Parabéns aos advogados e advogados, defensores da justiça.

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Vida: bate dentro bate fora

Pintou bonito a frase da moça que me parou...

A Semana Maior

Neste domingo, fiéis católicos do mundo inteiro celebraram conosco...

O tempo não é generoso com retardatários

Tudo que acontece em nossas vidas têm uma razão...

É crise de ansiedade ou infarto?

Muitas pessoas chegam ao hospital acreditando estar tendo um...