sexta-feira, 1/março/2024
PUBLICIDADE

Colíder, terra de prosperidade e saber

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Apesar da pouca idade, Colíder é uma cidade da Região Norte que está em franco desenvolvimento. Aos 32 anos de emancipação político-administrativa, completados neste dia 18 de dezembro, muitos avanços foram registrados nesse aconchegante município formado por uma população trabalhadora e hospitaleira, que acolhe a todos que por lá passam.

É com alegria que destaco aqui o quanto Colíder contribui com o desenvolvimento de Mato Grosso e do Brasil. Seja na sua pujante produção agropecuária ou na oferta do ensino superior. A cidade cresce a passos largos melhorando significativamente a qualidade de vida dos cidadãos. Especialmente no ensino superior, ferramenta ainda tímida para muitos municípios mato-grossenses, embora, sabemos que investimentos na área educacional é a principal forma de transformar um país.

Mesmo diante das dificuldades ocasionadas pela escassez de recursos, temos que reconhecer o esforço de Colíder para manter esses serviços. São 18 cursos superiores em funcionamento. Motivo de orgulho para todos nós, especialmente, à Assembleia Legislativa, que tem atuado na redução das desigualdades regionais defendendo melhorias à Educação e também nas áreas de Saúde, Habitação e malha viária. O resultado pode ser constatado nessa cidade que não pára de crescer!

Conseguimos recursos para a construção de seis salas de aulas no campus da Universidade Estadual de Mato Grosso – Unemat de Colíder. Ainda garantimos junto ao governo aumento no repasse do orçamento dessa instituição de ensino. Outra grande conquista foi a entrega de 15 ônibus escolares para o município. Mais conforto e segurança aos estudantes das comunidades mais distantes no caminho da escola.

Como parte do nosso trabalho para alavancar a área educacional, direcionamos também recursos para melhorar e ampliar as escolas. É o caso das escolas estaduais Louremberg Ribeiro Nunes Rocha, Coronel Antônio Paes de Barros, São Vicente de Paula e Cafenorte, que receberam investimentos como a ampliação de salas de aulas, da cozinha e refeitório, cobertura de quadras poliesportivas, dentre outras melhorias. Também foi possível consolidarmos a construção da escola atrativa André Maggi, com 24 salas de aulas e praça de alimentação. Além da construção de duas quadras poliesportivas, uma no bairro Bom Jesus e outra no Celídio Marques.
 
Além disso, melhoramos a infraestrutura da cidade com a entrega de maquinários à prefeitura para recuperação de estradas; duplicação da ciclovia; elaboração do projeto de modernização da Avenida Marechal Rondon; construção das arquibancadas do estádio municipal; sinalização viária e a pavimentação das vias do Parque de Exposições.

Trabalhamos muito pela infraestrutura da cidade. Os empreendimentos foram solicitados junto ao Governo do Estado e boa parte já foi consolidada. Viabilizamos convênios para a pavimentação das avenidas Ulisses Guimarães, Dauri Riva, José Luiz da Silva, Borba Gato e Amazonas. Também levamos asfalto ao bairro Celídio Marques e parte do bairro da Torre. E para as ruas Caiabis, João Crispim Oliveira e Getúlio Vargas.
 
Além da drenagem de águas pluviais e sistema de resíduos sólidos, conseguimos ainda recursos para a pavimentação da MT-320, no perímetro urbano e aquisição de lama asfáltica. O bairro Boa Esperança, parte da Rua Tapirapés estão entre os contemplados. Consolidamos a construção de meio fio e sarjeta nas travessias Casemat, bairro Celídio Marques e mais asfalto às ruas Cuiabá, Luiz Fernandes e Luiz Rodrigues. E a construção de um posto do Programa Saúde da Família.
 
Outra grande conquista foi a instituição da Lei do Zoneamento Socioeconômico Ecológico. Ela permite ampliar a produção agropecuária focada na sustentabilidade, já que normatiza a ocupação do solo, dando segurança jurídica aos produtores. Dessa forma, a agricultura familiar também poderá aumentar a sua produção com essa nova ferramenta. Para isso, cobramos do governo a reestruturação da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural – Empaer, para ajudar esses trabalhadores a melhorar a produção, gerando conhecimento, tecnologia e extensão para o desenvolvimento sustentável do meio rural.

São por essas razões que reafirmo o nosso compromisso com o desenvolvimento de Colíder neste dia tão festivo. A Assembleia Legislativa está de portas abertas para atender a todos os municípios, para fazer valer as transformações e garantir dias melhores à população mato-grossense. E neste contexto, contribuir para que Colíder continue sendo uma terra de prosperidade e saber.

Parabéns, Colíder!

José Riva, presidente da Assembleia Legislativa.

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Endometriose: A importância do diagnóstico precoce

O Março Amarelo começou! É o mês mundial de...

O Indizível

Quando menino, a mãe pedia para eu ir ao...

A grande expectativa coletiva

É muito fácil presentear quem não precisa de amparo...

Não é apenas água que falta em Várzea Grande!

Se você mora em Várzea Grande ou tem um...