Pois bem, atualmente o CAR, CADASTRO AMBIENTAL RURAL, é nacional. Feito diretamente no SICAR/MT. Agora, ocorre tudo de forma eletrônica e todos os dados são armazenados no site do IBAMA e analisado pela SEMA-MT, Secretaria De Meio Ambiente Do Estado De Mato Grosso. Bem, teoricamente tudo em ordem. Todavia, desde o início das atividades dos cadastramentos no SICAR/IBAMA em MT até a presente data, os consultores cadastrantes, produtores e proprietários de áreas rurais, estão no aguardo da sincronização entre sites e sistemas do IBAMA E DA SEMA/MT. Ora, pelo que deu a entender é que os órgãos não se entendem. Ou que pelo menos os sistemas de cadastramento federal e o sistema das análises estaduais, não estão em sintonia perfeita ou não se comunicam. E quem é que continua perdendo com toda essa mudança? O Produtor. O elaborador do cadastro e os proprietários de áreas rurais que dependem dessa documentação para financiamento de projetos e até mesmo para continuidade dos projetos que tenham como pré-requisitos o CAR.
Já é demais essa falta de consideração com quem trabalha e necessita tirar os seus sustentos e salários de sobrevivência das atividades rurais. A quem apelar? Só mesmo a Deus o Todo Poderoso se pode recorrer neste momento! Pois se depender de autoridades parece que não se tem solução nunca! Pois nem há a possibilidade de se saber em que pé está a analise, pois ao que tudo indica os sites dos órgãos não se comunicam. Essa novela do Licenciamento ambiental no estado de Mato Grosso a muito que já passou dos limites. Ninguém suporta mais tanta dificuldade assim.
Está mais que na hora de haver uma intervenção sobre tais atividades no estado de Mato Grosso. E AGORA fica no ar a pergunta: vale apenas o protocolo juntamente com o recibo, ou a SEMA vai emitir o CAR tal qual era antes? O que veio para facilitar parece que conseguem ainda complicar muito ainda! E assim fica todo mundo no aguardo da tal sincronização dos trabalhos. E você tem a sensação de abandono? – É bem isso que sente o meio rural nesse momento.
Domingos Sávio Bruno é engenheiro florestal em Mato Grosso
www.domingosbruno.blogspot.com.br
[email protected]