O Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola enfatiza a necessidade de o professor, atuante no corpo docente, sentir-se desafiado a repensar suas práticas pedagógicas, de modo a garantir os direitos dos alunos quanto à aprendizagem, estabelecidos constitucionalmente.
Os resultados desalentadores dos nossos discentes nas avaliações nacionais, como a Prova Brasil, demonstram a falácia no ensino de leitura e escrita, o qual emerge como um dos grandes desafios para nós, professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental.
Esses baixos desempenhos de nossos alunos promovem inquietações que nos mobilizam a rever nossas práxis; a buscar conhecimentos que transformem nosso fazer pedagógico. Como levar nossos alunos a lerem de forma proficiente? Como ensiná-los a escrever de forma coerente e coesa, de acordo com as finalidades discursivas, próprias de cada gênero?
Os estudos mais recentes no campo da linguística, desenvolvidos por pesquisadores como Kleiman, Cavalcanti, Koch e Elias, Solé entre outros, abordam a leitura e a escrita dentro da perspectiva sociocognitivo-interacionista, em que estão implicadas variadas estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação. O conhecimento desses mecanismos é fundamental para que o professor auxilie os alunos a ativá-los e refletir sobre eles.
Essa atividade de reflexão sobre o ler e o escrever, conhecida como metacognição, infelizmente, ainda é realizada discretamente por nós profissionais da linguagem. Ensinar aos nossos alunos a identificarem suas próprias estratégias de leitura e escrita; fazê-los compreender que tais práticas sociais se realizam mediante a interação: autor-texto-leitor, são ações fundamentais para que possam se tornar habilidosos leitores e escritores de variados gêneros textuais/discursivos.
Diante do exposto, concluímos que o PPP da escola deverá contemplar as abordagens epistemológicas que considerem os aspectos sociocognitivos e metacognitivos no ensino aprendizagem da leitura e escrita, considerados indispensáveis para a garantia da tão almejada proficiência dos nossos educandos.
Lenir Maria de Farias Rodrigues é professora da rede estadual de ensino e mestranda Profletras/UNEMAT/Sinop


