O ingresso do Deputado Federal Roberto Dorner ao grupo da turma da botina se deu em 2008, por ocasião do seu apoio à eleição do então candidato, Juarez Costa. Além de sua credibilidade, RD levou consigo inúmeros empresários do agronegócio, do comércio, liberais, céticos ao nome de Juarez Costa, a quem aceitaram apoiar, consolidando de vez a candidatura do peemedebista contra o verde Paulo Fiúza.
Em 2010, a pedido da cúpula da turma da botina no Estado, abdicou RD de vitoriosa candidatura ao Legislativo Estadual por duvidosa candidatura a Câmara Federal, tendo alcançado a primeira suplência.
A partir de 2011, dado as pretensões política de JC com vistas às próximas eleições, deflagrou o seu grupo – a turma da botina daqui – uma série de manobras com vista a anular politicamente o nome de RD do processo sucessório.
Tal manobra advém principalmente do perfil político independente de RD.
O roteiro traçado pelo grupo da botina daqui consiste primeiro, em reeleger JC e, em seguida, em 2014, alçá-lo a Câmara Federal, de modo que tanto a indicação de um social-democrata da confiança de RD, ou, até mesmo de RD, para ocupar o posto de vice-candidato na chapa majoritária peemedebista para o pleito de Outubro burlaria o roteiro que consta, prioritariamente, de indicar ao cargo de vice alguém de dentro de casa, comprometido com o traçado.
Além da política, outra questão que assusta o grupo da botina daqui é quanto a gestão.
O Prefeito Juarez Costa compra mal, contrata serviços terceirizados a preços incomuns, licita mal, daí o déficit de 28 milhões de reais no caixa do Município. Quem transaciona mal, paga duas vezes.
Esse modelo difere do modelo de RD de administrar conforme é visto em suas empresas, ou seja, incompatível com o descaminho administrativo usado pelo atual gestor. Um vice-prefeito alinhado ao traçado também não ousaria rever os contratos.
O primeiro sinal de manobra do grupo da botina daqui contra RD ocorreu na eleição de 2010, por conta do apoio do Prefeito Juarez Costa ao candidato a Deputado Federal, de Rondonópolis, Carlos Bezerra, que fragilizou sobremaneira a campanha de RD tanto aqui como nos Municípios vizinhos, retirando-lhe inúmeros votos.
O segundo aviso ocorreu em meados de 2011, início da mobilização do grupo da botina daqui com vista à eleição em Outubro via cooptação de figuras expressivas do DEM, PSDB, filiando-as a partidos da órbita, restrita, do Executivo, em detrimento ao PSD.
O terceiro aviso, em curso, tem sido de trazer nomes do comércio, do agronegócio, liberais, antigos aliados de RD, para a sala de conversações de Juarez Costa, como forma de enfraquecê-lo tornando dispensável o seu apoio.
Notícias de reunião ocorrida no dia 23.04 entre RD e JC acerca da sucessão Municipal, dão conta de que este deixou aquele livre para compor com a oposição.
Tal decisão se deu, primeiro, por julgar, o grupo, de que RD já não mais lhe oferece risco, segundo, com base no que já foi dito, de que o seu vice será alguém de casa, comprometido com o traçado.
Milton Figueirêdo Jr – integrante do diretório PSDB – Sinop MT