sexta-feira, 23/fevereiro/2024
PUBLICIDADE

Bombeiros amigos

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Neste 2 de julho comemora-se mais um aniversário de fundação do Corpo de Bombeiros Militar, com 153 anos de atuação no Brasil e 45 anos no Estado de Mato Grosso. Uma instituição cuja missão dos seus profissionais é das mais admiradas em todo o mundo. A corporação, que já há alguns anos conta nas suas fileiras com a presença de mulheres, merece de todos nós a maior admiração e respeito pelo trabalho desenvolvido por seus profissionais.
        
O bombeiro, pela sua garra e determinação em servir à comunidade, indiferentemente da classe social, somando-se ainda o relevante trabalho em projetos sociais e educativos e na defesa de animais, é merecedor do carinho até mesmo das crianças.
        
A profissão compõe os sonhos das crianças, por terem elas a figura do bombeiro comparada à de um super-heroi. Não é à-toa que muitas crianças não vacilam diante da pergunta: “O que você quer ser quando crescer?”. A resposta vem prontidão: “Bombeiro!”.
        
Qualquer pessoa, diante de uma necessidade, seja emergencial ou não, liga para o 193 como se ligasse para um amigo. Tem certeza do apoio e confia na ação, e quando se ouve a sirene de um carro do Corpo de Bombeiros, é incrível, mas sentimos o alívio de que alguém poderá ser salvo.
        
Os chamados soldados do fogo valorizam, a cada ação, o lema “vida alheia e riqueza salvar”, e muitos perdem a própria vida na diligência da missão. O trabalho dos bombeiros parece, muitas vezes, com cenas cinematográficas, no combate a incêndios, nas buscas em florestas, nos socorros em inundações e afogamentos, nos acidentes com veículos, atropelamentos, acidentes domésticos, no salvamento de suicidas e também de animais e em inúmeros outros casos.

Em todas as situações, onde a coragem e a determinação superam os obstáculos e os perigos, o final feliz, ou menos trágico, é muitas vezes coroado de aplausos, em reconhecimento.
        
Por serem o amigo de todas as horas, com dedicação incondicional, os profissionais bombeiros merecem todas as homenagens. Por isso mesmo, a instituição deveria ser constantemente valorizada pelo Poder público, com máquinas e equipamentos modernos de trabalho; um efetivo ideal para servir às comunidades; e melhor reconhecimento em termos de salários.

É tão importante a atuação desses profissionais, que eles deveriam estar mais presentes nas escolas, assim como também nos bairros junto às associações de moradores, em contato direto com a comunidade, principalmente com os jovens, com lições de cidadania, cursos de primeiros socorros e prevenções e falando da importância da interação que deve haver entre comunidade e a instituição Corpo de Bombeiros.
Parabéns aos bombeiros do Brasil, e em particular aos de Mato Grosso, homens e mulheres que no dia a dia estão prontos para servir. Um abraço a todos.

Victório Galli é professor em Cuiabá e primeiro suplente de deputado federal (PMDB)

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Não é apenas água que falta em Várzea Grande!

Se você mora em Várzea Grande ou tem um...

Somos idealizadores de objetivos

Ao comprometermos com algo infinitamente superior as nossas forças,...

Aqui não cabe potoca

Antigamente, lá na roça os homens, em sentido lato,...

O seu pior inimigo pode estar no seu voto

Muitas pessoas estão apenas preocupadas em mudar o mundo...