Neste 2 de julho comemora-se mais um aniversário de fundação do Corpo de Bombeiros Militar, com 153 anos de atuação no Brasil e 45 anos no Estado de Mato Grosso. Uma instituição cuja missão dos seus profissionais é das mais admiradas em todo o mundo. A corporação, que já há alguns anos conta nas suas fileiras com a presença de mulheres, merece de todos nós a maior admiração e respeito pelo trabalho desenvolvido por seus profissionais.
O bombeiro, pela sua garra e determinação em servir à comunidade, indiferentemente da classe social, somando-se ainda o relevante trabalho em projetos sociais e educativos e na defesa de animais, é merecedor do carinho até mesmo das crianças.
A profissão compõe os sonhos das crianças, por terem elas a figura do bombeiro comparada à de um super-heroi. Não é à-toa que muitas crianças não vacilam diante da pergunta: “O que você quer ser quando crescer?”. A resposta vem prontidão: “Bombeiro!”.
Qualquer pessoa, diante de uma necessidade, seja emergencial ou não, liga para o 193 como se ligasse para um amigo. Tem certeza do apoio e confia na ação, e quando se ouve a sirene de um carro do Corpo de Bombeiros, é incrível, mas sentimos o alívio de que alguém poderá ser salvo.
Os chamados soldados do fogo valorizam, a cada ação, o lema “vida alheia e riqueza salvar”, e muitos perdem a própria vida na diligência da missão. O trabalho dos bombeiros parece, muitas vezes, com cenas cinematográficas, no combate a incêndios, nas buscas em florestas, nos socorros em inundações e afogamentos, nos acidentes com veículos, atropelamentos, acidentes domésticos, no salvamento de suicidas e também de animais e em inúmeros outros casos.
Em todas as situações, onde a coragem e a determinação superam os obstáculos e os perigos, o final feliz, ou menos trágico, é muitas vezes coroado de aplausos, em reconhecimento.
Por serem o amigo de todas as horas, com dedicação incondicional, os profissionais bombeiros merecem todas as homenagens. Por isso mesmo, a instituição deveria ser constantemente valorizada pelo Poder público, com máquinas e equipamentos modernos de trabalho; um efetivo ideal para servir às comunidades; e melhor reconhecimento em termos de salários.
É tão importante a atuação desses profissionais, que eles deveriam estar mais presentes nas escolas, assim como também nos bairros junto às associações de moradores, em contato direto com a comunidade, principalmente com os jovens, com lições de cidadania, cursos de primeiros socorros e prevenções e falando da importância da interação que deve haver entre comunidade e a instituição Corpo de Bombeiros.
Parabéns aos bombeiros do Brasil, e em particular aos de Mato Grosso, homens e mulheres que no dia a dia estão prontos para servir. Um abraço a todos.
Victório Galli é professor em Cuiabá e primeiro suplente de deputado federal (PMDB)