quarta-feira, 28/fevereiro/2024
PUBLICIDADE

As nuvens que passam

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Tancredo Neves aconselhava aos jovens políticos, dizendo que na arte política nunca se deve aproximar tanto de um amigo que dele não possa se divergir, também jamais deve odiar tanto um adversário que com ele não possa se aliar, as palavras são minhas, mas o núcleo da idéia é do velho mestre.

Analisando os últimos acontecimentos e notícias políticas, surgiu em minha alma uma indagação que nega de mim afastar. Sinop, apesar de ser a quarta cidade do estado de Mato Grosso, capenga pelos caminhos políticos, sem jamais ter criado uma liderança capaz de romper os limites municipais, e isto causa a todos nós um grande prejuízo, a falta de representatividade e poder político.

Vejamos nosso atraso, Barra do Garças já produziu um senador e um governador de Estado, Rondonópolis da mesma forma foi com Carlos Bezerra, governador, senador e deputado federal. Estas cidades devem ser observadas por sua grande capacidade de produzir lideranças políticas, sempre mantiveram vários deputados estaduais e no mínimo dois federais, Cárceres, produziu senador da república e deputado federal. Já Sinop, apenas lembramos do deputado Ricarte. Com o colégio eleitoral que representamos não podemos continuar com uma representação tão pífia.

A última é que Blairo Maggi e Wilson Santos, se reunirão hoje para discutir projeto político juntos para o bem de Mato Grosso, parabéns aos dois, política se construí com diálogo.

Já fui por demais intransigente no sentido de defender projetos políticos exclusivamente partidários, no entanto vejo que o caminho é muito mais largo e comporta acomodações de todos os interesses dentro de uma região como a nossa.

Vejamos o caso de Sinop, se bem articulado um acordo político sério e responsável, poderíamos eleger no próximo pleito um deputado federal e três deputados estaduais, cota que só alcançaremos se unirmos as forças do município no mesmo projeto.

Assim, imagino a possibilidade de uma aliança buscando este objetivo, onde o prefeito Juarez Costa e o ex prefeito Nilson Leitão no mesmo palanque defendendo os interesses de Sinop. Nós, o povo, só teríamos a ganhar, elegendo três deputados estaduais e um federal para nos representar no concerto político estadual e federal. Muda Sinop.

Pedro Mendes é ex-vereador e advogado.

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

O Indizível

Quando menino, a mãe pedia para eu ir ao...

A grande expectativa coletiva

É muito fácil presentear quem não precisa de amparo...

Não é apenas água que falta em Várzea Grande!

Se você mora em Várzea Grande ou tem um...

Somos idealizadores de objetivos

Ao comprometermos com algo infinitamente superior as nossas forças,...