sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Aprender sempre

Luiz Henrique Lima Auditor Substituto de Conselheiro do TCE-MT
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Aprender sempre, estudar todos os dias. Essa é uma das principais lições que aprendi na vida e que procuro transmitir a todos os meus alunos, leitores e colegas de trabalho e de jornada.

Sempre temos algo novo a aprender. Sempre temos algo útil a aprender. Sempre temos algo importante a aprender.

Sempre temos que estar com a mente aberta para aprender. Sempre temos que encontrar tempo para aprender. Sempre temos que buscar oportunidades para aprender.

Para aprender, nunca é tarde, nunca é ruim, nunca é impossível.Pode-se aprender de várias formas. Pela experiência direta, com tentativas e erros, pela observação empírica ou pelo estudo. Pode-se aprender em qualquer lugar e em qualquer hora, com qualquer pessoa e em qualquer situação. Pode-se aprender com vitórias ou com insucessos, sozinho ou em equipe, e movidos por grande necessidade ou por simples curiosidade.

Aprender sempre exige humildade. Reconhecer que nunca se sabe tudo e que o outro sempre sabe algo que pode te ensinar. Compreender que aquilo que se sabe nunca é absoluto, completo ou imutável e sempre pode ser corrigido, acrescido ou aprimorado.

Aprender sempre exige disciplina. A disciplina da leitura distraída e a do estudo sistemático. A disciplina de ouvir o outro e a de tentar entendê-lo. E também a disciplina de não ouvir as palavras de zombaria, descrédito ou desestímulo dos que se comprazem nas trevas da ignorância.

Aprender sempre exige coragem. Coragem para fazer as perguntas necessárias, mesmo as incômodas e dolorosas. Coragem para aceitar as respostas e respeitá-las, mesmo as que nos desagradam ou contrariam nossas preferências e convicções. Coragem para não desistir diante das dificuldades que sempre surgem. Coragem para não se acomodar após os primeiros passos.

Aprender sempre exige altruísmo. Saber que todo saber é estéril quando não se faz disponível para ser compartilhado com uma comunidade. E fazer o possível para torná-lo acessível àqueles que mais necessitam.

Aprender sempre é muito bom, nos faz melhores profissionais, melhores cidadãos e melhores pessoas.

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Dante: democrata e gestor exemplar 

25 de abril é uma data histórica. Há quarenta...

Sem dúvida nenhuma

As pessoas esquecem-se da simplicidade da vida adiando decisões,...

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...