PUBLICIDADE

Alerta para o câncer de pâncreas entre pessoas com sobrepeso e obesas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Câncer e obesidade são duas das principais epidemias globais da atualidade. Quando se encontram num mesmo indivíduo, os efeitos são devastadores. A obesidade é o segundo maior fator de risco evitável para o câncer e perde apenas para o tabagismo. Já a mortalidade da doença é maior entre esta população.  De acordo com pesquisa realizada pelo IBGE quase 60% dos brasileiros estão acima do peso, os dados anunciados traduzem a urgência de se pensar políticas públicas adequadas à prevenção e tratamento do sobrepeso e obesidade.
 
O mecanismo pelo qual a obesidade aumenta a incidência e a progressão do câncer não é bem conhecido, mas várias hipóteses têm sido estudadas. Ter hábitos saudáveis também é imprescindível na prevenção do câncer, e não apenas no acompanhamento dos pacientes. Algumas mudanças nos nossos hábitos alimentares podem nos ajudar a reduzir os riscos de desenvolver o câncer.
 
Frutas, verduras, legumes e cereais integrais contêm nutrientes, tais como vitaminas, fibras e outros compostos, que auxiliam as defesas naturais do corpo a destruírem os carcinógenos antes que eles causem sérios danos às células. As fibras, apesar de não serem digeridas pelo organismo, ajudam a regularizar o funcionamento do intestino, reduzindo o tempo de contato de substâncias cancerígenas com a parede do intestino grosso.
 
As pessoas geralmente associam o câncer ao histórico familiar, o que gera certa inércia em relação à adoção de hábitos saudáveis. É necessário conscientizar sobre a responsabilidade de cada um na prevenção do câncer, através do controle do sobrepeso e de outros fatores de risco.
 
Assim, este é mais um estímulo para manter o peso dentro da faixa ideal, através de uma combinação de dieta e exercícios. Dessa maneira, o indivíduo estará não apenas se protegendo contra doenças cardíacas e do diabetes, como também melhorando sua qualidade de vida e bem-estar, além de reduzir de forma significativa o risco de desenvolver vários tipos de cânceres.
 
Roberto Barreto é vice presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva em Mato Grosso (Sobed-MT)

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Somos do povo, para o povo, não uma casta privilegiada

Vivemos um momento decisivo para nossa democracia. Em tempos...

Estupidez no trânsito – uma inimiga mortal

Que tempos são esses que não podemos mais falar...

Naturalidade versus artificialismo

Independente do estado em que se encontre hoje, é...

Ultraprocessados podem afetar seus hormônios?

Nos últimos anos, os alimentos ultraprocessados passaram a ocupar...