PUBLICIDADE

Aguardamos o novo Papa

Dom Mário Antonio da Silva – Arcebispo Metropolitano de Cuiabá
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

De portas fechadas e em oração, começa o conclave. Cardeais do mundo inteiro estão reunidos, enquanto você acompanha esta leitura e, um desses homens, pela luz do Espírito Santo, pode ser eleito o nosso Papa! Essa eleição é sempre um momento de grande relevância não apenas para a Igreja Católica, mas para toda a humanidade. O conclave — Assembleia Solene dos Cardeais da Igreja — não é apenas um processo de escolha de um líder religioso, mas um acontecimento profundamente espiritual e simbólico que toca a história da fé cristã e o futuro da convivência humana.

Desde que Jesus confiou a Pedro a missão de ser o chefe visível da Igreja — “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt 16,18) — a sucessão apostólica é um claro sinal de continuidade e fidelidade ao Evangelho. Cada novo Papa deve ser acolhido com esperança e alegria. Ele é o elo vivo nesta corrente que nos une, como cristãos, ao próprio Cristo, por meio de Pedro.

O conclave é a renovação de um compromisso com a paz, com a verdade, com a justiça e com a misericórdia. É uma página viva do Evangelho sendo escrita diante dos nossos olhos, com implicações que vão além das fronteiras da fé católica. Por tanto, para nós, esse é um momento sagrado.

Desejo, que todas as pessoas de boa vontade, que anseiam por um mundo mais fraterno, mais justo e mais solidário, espere, com alegria, não uma cópia de Francisco, que tanto fez e ainda faz pela Igreja, mas sim a continuidade, em nossas diferenças, da missão iniciada por aquele que gerou comunhão, num processo sinodal, abrindo na Igreja aquilo que está a luz do Vaticano II.
São ações concretas como: obras de misericórdia, promoção da dignidade humana, compromisso com os pobres e com a paz que esperamos.

Assim sendo, os próximos dias que antecedem a divulgação do novo Papa: é um tempo de esperança. E que oportuno o Ano Santo, do Jubileu da Encarnação, que estamos vivendo! Renovemos o nosso compromisso de confiar em Deus, que nunca nos desampara, e que envia o seu Espírito Santo para guiar a Igreja, com o próximo Pontífice, sendo ele luz no mundo, fermento de santidade e testemunho de caridade, em um tempo que clama por humanidade.

Que o Senhor inspire os cardeais reunidos no conclave e nos conduza, por meio do novo sucessor de Pedro, por caminhos de fé, unidade e serviço. Amém.

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Exposição Itinerante Leva Conhecimento Sobre a Água às Escolas

A água, sem dúvidas, é um recurso fundamental para...

Rondon: um exemplo que Mato Grosso precisa celebrar sempre

Todo mês de maio, especialmente no dia 5, nós,...

O sentido da vida: a urgência de desacelerar

Em um mundo dominado pela pressa, a busca constante...

Cuiabá precisa respeitar contratos e garantir a segurança jurídica

“Para todo problema complexo existe sempre uma solução simples,...