quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

A necrópole da Covid-19

Eduardo Chiletto, arquiteto e urbanista, presidente da Academia de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (AAU-MT)
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A pandemia é inequivocamente desigual nos seus impactos sociais. Basta observarmos os resultados educacionais mostrando que a população de baixa renda não tem acesso a internet de qualidade. Tanto na infraestrutura quanto na conectividade – pobreza digital – e consequentemente tem um ensino/aprendizagem que não garante conhecimento e qualidade a distância.

O fechamento de escolas e creches combinado com a pobreza digital são inequivocamente trágicos. Riscos e repercussões são abundantes ao atraso no desenvolvimento de habilidades motoras, da saúde mental e depressão, à reversão da paridade de gênero.

Todos esses obstáculos podem levar a atrasos cognitivos e desenvolvimento social e emocional. Além disso, os mais pobres são muito mais vulneráveis aos choques econômicos e de saúde na pandemia.

E quando focamos nas crianças a preocupação aumenta, pois, os primeiros anos de uma criança são essenciais para determinar os resultados na vida adulta. A adição de aprendizagem formal se torna vital no final da infância e adolescência para determinar os resultados da vida na fase adulta.

Ainda existe para os despossuídos condições de vida limitadas, violência doméstica, redução de alimentos – aportes nutricionais – comprometimento do bem-estar físico e mental. Interação social e comunitária restrita são outros fatores que culminam na exclusão social.

Cada dia que passa, a pandemia da Covid-19 – a “pandemia da desigualdade” – prejudica ainda mais as chances da melhoria da qualidade de vida dos mais jovens e principalmente da população de baixa renda, comprometendo as perspectivas de um crescimento inclusivo e sustentado de desenvolvimento social, econômico e ambiental.

Se faz extremamente necessária e urgente uma ação política forte e robusta baseadas em dois elementos principais: programas e infraestrutura diretamente relacionados à educação, ao saneamento básico e ambiental, incluindo programas de transferência de dinheiro; bem como ações de sensibilização, mobilização e capacitação social que possibilitem o enfrentamento dessa questão.

É importante salientar que o município de Cuiabá está revendo seu Plano Diretor, que é o mecanismo legal que expressa o projeto do município que queremos. E suas diretrizes de ações visam promover o desenvolvimento sustentável, a melhoria da qualidade de vida da população e o bem-estar de toda a comunidade. Ele se transforma em lei máxima de um município.

A pergunta que não quer se calar é: existem diretrizes nele contidas para a recuperação social, econômica e ambiental pós pandemia da Covid-19, que incluem a melhoria da qualidade de vida da população de toda a comunidade?

A pandemia é um dos mais graves desafios que Mato Grosso já enfrentou, com custo elevadíssimo em termos de vidas humanas. Com esse alto custo e a profunda crise da saúde, o estado irá testemunhar um impacto severo na qualidade de vida de grande parte da população, principalmente de baixa renda, ao longo dos anos que virão.

A crise gerada pela pandemia interage com a heterogeneidade na capacidade de geração de renda, condições de trabalho, acesso a serviços públicos e muitos outros aspectos que tornam alguns indivíduos e famílias particularmente vulneráveis.

Dentre eles podemos destacar: pessoas nos mercados informais, pequenos e microempresários, mulheres em condições precárias de trabalho, grupos historicamente excluídos, como indígenas e negros. Estes citados deveriam estar no centro da resposta política, mas até o momento não estão.

O que vemos na mídia são notícias sobre “corrida eleitoral” citando nomes de possíveis candidatos de vários partidos, mas, esses candidatos não apresentam propostas factíveis para solucionar a “invisibilidade dos despossuídos” neste momento tão crucial.

São verdadeiros políticos alienados das questões sociais, econômicas e ambientais que envolvem a questão. Qual o projeto político deles para “pós pandemia”? O ex-governador dos EUA, Ben Bernanke, lembra em seu livro “The Courage to Act”, que durante as crises, as pessoas são distinguidas por aqueles que agem e aqueles que temem agir.

O que percebo é que grande parte das nossas lideranças políticas temem agir, quando o momento pede justamente o contrário. O desafio lançado para aqueles que possuem capital político e financeiro é este: em vez de preparar o terreno para um cemitério em massa, construa as bases e invista em infraestrutura social, saneamento básico e ambiental.

Invista na educação, em todos os seus dois níveis: a educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e no segundo nível (ensino superior). Por meio da educação, é possível formar cidadãos conscientes, críticos e capacitados para viver em sociedade. Pessoas que se sentem preparadas para encarar os desafios cotidianos em todas as áreas, inclusive em pandemias.

Como arquiteto e urbanista, tenho que salientar que o processo de planejamento e sua transformação acontecem no momento em que a sociedade, ao olhar de forma crítica para os aspectos que influenciam sua qualidade de vida, refletindo sobre todos esses fatores relevantes. Há que se buscar modificá-los de forma a incluir principalmente aqueles que não tem voz, nem vez.

Importante salientar que o próximo ano é um ano eleitoral e precisamos votar naqueles que se distinguem do restante dos “politiqueiros”, que só trabalham em causa própria e, desta forma, a favor da necrópole da Covid-19.

A pandemia sem dúvida é uma oportunidade para distinguir aqueles que efetivamente agem em prol da sociedade, democratizando as decisões para transformar o planejamento da ação em trabalho compartilhado entre os cidadãos. Você tem feito esse exercício de observação crítica da realidade atual?

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Sem dúvida nenhuma

As pessoas esquecem-se da simplicidade da vida adiando decisões,...

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...

A medula da Constituição

Estamos precisando ler a Constituição com a mesma frequência...