terça-feira, 23/julho/2024
PUBLICIDADE

A linguagem do ausente

Emanuel Filartiga Escalante Ribeiro é promotor de Justiça em Mato Grosso
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Meu passo retrocede quando os de vocês avançam. Anda em meu sangue um rio que quer o oceano, mas não tem pressa para chegar, nem quer chegar, só quer meandros.

Só assim liberto minha voz, só assim escapo do que eles querem (não sabem o que querem), tentando pegar dos demais a força e a vida esquecida no interior deles, já não criam amor.

A aparência preocupada – plásticas, as falas prontas e discursos de algibeira – palavras ocas, não sendo fortes o bastante, não escondem a miséria real. Não escondem o medo, o vazio e o desespero de ter e parecer.

Nunca dominaremos a natureza – nós somos natureza – será sempre construção transitória e limitada. Não adianta a prepotência deles, dispostos a derrubar e acostumados a se esconder. O medo de si mesmos, de sua própria vacuidade. A realidade – a imaginação – é forte demais.

O amor vem das coisas pequenas, do pouco, da pouca bagagem. A gente se despede, insensivelmente, das pequenas coisas, essas sementes de imensidão. Elas reanimam origens, renovam e redobram a alegria, tornam-se oceânicas sem nem ter um oceano.

Se você não saboreia com pouco, não vai saborear com muito, não importa o tanto da sua meta, não importa o tanto de coisas que você quer com a sua meta. As coisas tendem a roubar a nossa liberdade.

Escrever para mim é procurar. Mesmo sem ter, me alegro, para quando encontrar, não entristecer.

Thiago de Mello me ensinou que… nasce o barqueiro quando o barco afunda. A viagem quem a faz é o barqueiro. O barqueiro é o que nasce. Ele disse que nascer jamais será chegar, pois todos chegam, barqueiros como barcos. Nascer é desvelar-se. É ter-se e dar-se. É ser-se dono e servo, inteiramente. Nascer é renascer.

Amigo leitor, não deixe nunca os bens, o dinheiro e o poder tomarem a sua liberdade. “Amar é a gente querer se abraçar com um pássaro que voa”.

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

União transformadora entre Estado e Municípios

A implementação do Regime de Colaboração pela Secretaria de...

Palavras são palavras

Palavras são palavras, mas que naturalmente são transformadas em...

SER Família Habitação: um programa que nasceu no coração

Transformar sonhos em realidade tem sido uma das maiores...

Quem vai cuidar da saúde mental de quem perdeu tudo?

Recentemente, acompanhamos uma situação trágica que aconteceu em Cuiabá....