Hoje 11 de Agosto comemoramos o dia do Advogado, em referência a criação do primeiro curso de direito no Brasil.
Ser advogado não é somente observar nossa função indispensável prevista na Constituição Federal, mas sim valer-se do conhecimento e atitudes para restabelecer o verdadeiro valor da função social da advocacia.
Em meus quase 09 anos como Advogado pude perceber que no CÓDIGO DA VIDA a máxima é “a experiência é a melhor das professoras, ela cobra caro mas ensina”. O Jovem advogado, atualmente, pode aproveitar da experiência de colegas com mais tempo de trajetória para não serem vítimas do emaranhado de armadilhas do início de carreira. Não só o compartilhamento de espaços, mas o compartilhamento de ideias é um objetivo da nova advocacia.
Temos que ter a ciência de que “Roma não foi construída em um dia”, ou seja, temos que ter paciência para alcançar o bom fruto e, em nossa profissão de advogado, muitas vezes ele demora a ser encontrado. A boa plantação sempre nos dá a certeza de que o provimento justo será concedido.
Advocacia se aprende na prática, gastando sola de sapato, surrando e remendando o terno fora do conforto do escritório, advogar é ser um eterno aprendiz, é investir em cursos que excedem o conhecimento jurídico, porque a advocacia mudou e hoje saber apenas o direito não basta.
Ser advogado é amar pessoas, ter compaixão, se importar com elas e saber que por trás de cada homem e mulher existe uma dor, uma angústia, um ser humano que precisa de ajuda.
Seja sempre um construtor e defensor da ORDEM DEMOCRÁTICA, da Constituição, da dignidade e independência, da ética, dos deveres e prerrogativas profissionais, dos direitos humanos, da justiça social, da boa aplicação das leis, da rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas.
FELIZ DIA DO ADVOGADO e ADVOGADA.
Eduardo Marques Chagas advogado em Sinop e Conselheiro Seccional da OAB-MT