PUBLICIDADE

A emancipação de União do Sul

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

União do Sul era distrito de Cláudia quando há 15 anos conquistou sua emancipação político-administrativa em meio a críticas sobre a criação de novos municípios no Brasil. E esta não foi à única luta que a população da cidade teve que enfrentar com garra e determinação. À época da operação da Polícia Federal “Curupira”, o fechamento de madeireiras desestabilizou a economia local.

Porém, como o próprio nome já diz, a “união” das comunidades foi fundamental para que a cidade continuasse na luta pelo desenvolvimento em um momento de crise. E o espírito empreendedor dos munícipes imprescindível, assim como tinha sido para abertura de novas estradas e construção da primeira escola e igreja, em ritmo de mutirão.

E é encampando essa força conjunta que lutamos pela regularização fundiária, que não é um problema somente do município, mas do país também. Além disso, a demora para a liberação de projetos de manejo junto a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) também emperra o desenvolvimento. Sem as devidas licenças, um dos mais prejudicados é o pequeno produtor rural, que fica impossibilitado de acessar recursos do Governo Federal, destinado à Agricultura Familiar.

E não é em vão que temos cobrado agilidade e aprovado leis que beneficiem o setor. É o caso da Lei 9.523/11, que trata do Zoneamento Socieconômico Ecológico (ZSEE) para normatizar o ordenamento de ocupações. A proposta ficou quase 10 anos engavetada no Governo, mas como a participação da sociedade organizada foi possível chegar a um consenso que atenda a realidade local.

Juntamente o Governo, contemplamos o Conselho Tutelar de União do Sul com um veículo zero quilômetro e um computador. É claro que ainda há muito a ser feito. As demandas são muitas, como a necessidade de construção de casas populares, áreas de lazer, investimento em infraestrutura urbana, além de uma saúde com qualidade. Uma prioridade é o asfaltamento de mais sete quilômetros da MT-423, que dá acesso de Cláudia até a BR-163. E, é por toda essa história de luta que me disponho como companheiro e parceiro para que o município continue na busca do progresso e desenvolvimento.

Parabéns União do Sul!

Deputado José Riva, presidente da Assembleia Legislativa de MT

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Por que tantas mulheres se perdem em amores tóxicos?

Meu coração aperta. Dói. Para cada notícia de feminicídio –...

Brasil instável

Só quem não acompanha o noticiário deve estar tranquilo...

Emendas parlamentares: a política a serviço do cidadão

Nem todo mundo entende, exatamente, o que são as...

Carta aberta à população sinopense

Leia até o final e perceba o quanto o...