terça-feira, 16/abril/2024
PUBLICIDADE

A educação a distância na formação de professores

Mariana da Silva Tomadon - mestrando em Letras Unemat Sinop
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A (EAD) Educação à Distância é uma modalidade de educação inclusiva e democrática, que vem sendo percebida como uma alternativa de acesso ao conhecimento. Hoje as possibilidades são mais amplas e pode-se fazer um curso a distância praticamente nos mesmos moldes dos presenciais, com os estudantes assistindo, pela internet, às aulas de professores, com exibição de conteúdos audiovisuais.

As avaliações podem ser feitas em tempo real, também pela rede, com tempo determinado para a sua realização. A metodologia de ensino, assim como a forma de avaliar a aprendizagem dos alunos e a atuação do corpo docente na educação a distância, os cursos em EAD passaram por uma revolução, e isso os estudantes têm percebido, levando a acreditar cada vez mais na demanda dessa modalidade de educação.

Em alguns países, cursos que antes eram exclusivamente presenciais já incluem uma parte realizada de forma virtual. No Canadá, país pioneiro da massificação da EAD, seus 32 milhões de cidadãos têm à disposição 56 universidades, das quais 53 oferecem cursos a distância.

No Brasil, o próprio governo federal também percebeu que a educação a distância é realidade e reconhece que o percentual de matrículas ainda é baixo em relação a outros países onde a modalidade responde por até metade dos estudantes. O ministério da Educação, está atento à questão e irá controlar, por meio de regulamentação, o crescimento do ensino a distância para evitar que uma “explosão” desta modalidade resulte no aparecimento de cursos de baixa qualidade.

Todavia, a legalidade da educação à distância surgiu graças ao decreto de n° 2.494, da Presidência da República, que regulamentou o artigo 8° da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ou seja, é prática em nosso país desde o século passado, mas somente no ano de 1996, é que aparece, explicitamente, como modalidade de aprendizagem prevista na LBD.

Contudo, acredito que o Brasil está no caminho certo ao universalizar a educação fundamental, atividade está em andamento acelerado. Nesse momento, é hora de formar profissionais qualificados, com a educação superior, para que possam crescer junto com o país, evidenciando o ensino a distância como uma perspectiva interessante. Tendo em vista a educação a distância tem potencial de ajudar o país a se consolidar como potência econômica global, principalmente após alguns avanços ocorridos nos últimos anos, tais como: a melhoria nas condições de empregabilidade e na renda dos trabalhadores.

Portanto, os cursos de graduação à distância têm contribuído com as grandes transformações educacionais nos últimos anos, com a oferta de oportunidades para as pessoas que almejam uma formação e não possuem disponibilidade de tempo exigido em curso presencial.

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Habitat diferentes para o bem comum

Não restam dúvidas de que a convivência pacífica entre...

Riscos na transição de mandatos

Na maioria dos municípios brasileiros, as eleições de 2024...

Avanços e parcerias: os primeiros 100 dias da nova Diretoria da AMM

Os primeiros 100 dias de gestão da nova diretoria...

A dívida um dia chega

A pior dívida são aquelas espirituais, porque estas são...