sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

A cooperação como fator de desenvolvimento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A Abertura da 2ª. Conferência Regional das Cidades, cujo tema está voltado para o Planejamento e a Construção de Uma Política de Desenvolvimento Urbano Regional, deixou evidente o interesse dos Municípios cooparticipantes em buscarem a cooperação, antes da competição.

Os Prefeitos ou representantes dos sete(7) integrantes do Pólo de Sorriso, foram unânimes em destacar, em suas manifestações, a necessidade de se construir parcerias consorciadas em diferentes áreas e serviços da gestão pública. Ficou evidente que os tempos das explicações, das filas de espera, do clientelismo, aos poucos, vão dando lugar à busca de alternativas de solução, fundadas na realidade local.

Exterioriza-se um senso de responsabilidade pública que vai mudando o foco da gestão pública. A participação popular, a transparência e o diálogo constante com a Comunidade ganham espaço e fortalecem a idéia de cooperação. Uma cooperação local, entre gestão pública e cidadão; uma cooperação regional consorciando os interesses dos municípios com afinidades de vocação e de interesse; uma interação com os níveis estadual e federal, com ações que proporcione a valorização local, do que existe, partindo daí a busca do desenvolvimento e do bem estar social.

Nos destaques que se evidenciaram, durante a abertura do evento, ficou consolidado o interesse em construir-se projetos vocacionados para a realidade do Município, onde cada um possa implementar projetos de desenvolvimento sem concorrer com o outro; ampliar as experiências positivas dos consórcios, onde a concentração de meios poderá fortalecer alternativas de solução mais abrangentes; onde a competição excludente deverá dar lugar à cooperação solidária; onde os pretensos problemas comuns possam representar iniciativas de projetos de desenvolvimento associativo.

O desejo de cooperação patenteado na abertura da 2ª. Conferência Regional de Cidades, que condiz com os grandes avanços históricos, poderá ser o elo de integração na construção da cidade dos sonhos de cada cidadão.

Alci Luiz Romanini é secretário de Administração em Sorriso
[email protected]

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Vida: bate dentro bate fora

Pintou bonito a frase da moça que me parou...

A Semana Maior

Neste domingo, fiéis católicos do mundo inteiro celebraram conosco...

O tempo não é generoso com retardatários

Tudo que acontece em nossas vidas têm uma razão...

É crise de ansiedade ou infarto?

Muitas pessoas chegam ao hospital acreditando estar tendo um...