sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

A candidatura Blairo Maggi

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O senador Blairo Maggi rompeu o silêncio sobre o seu destino político e as possibilidades da candidatura ao governo em 2014 e concedeu uma entrevista coletiva cheia de recados políticos, onde mais confirma do que desmente a possibilidade de ser candidato.

Uma das críticas que mais ouvi, quando Blairo começou na política é que ele era exclusivamente empresário e não conseguia raciocinar politicamente.

Sua entrevista mostra que as críticas eram falsas ou aprendeu rapidamente a arte da política. Vejamos as conclusões do que disse Blairo Maggi:

– Refutou completamente a chance de sair do PR. Disse que vai permanecer no partido, mas fez questão de dizer que só se importa com o PR de Mato Grosso. É exatamente no Estado, que ele precisa cultivar os companheiros e estes necessitam da candidatura Blairo. Com essa declaração, mostra que apesar de não ter cargos partidários é a liderança que aglutina os interesses do PR no Estado. Aqui ninguém tem dúvidas que as perspectivas de poder do partido dependem exclusivamente do posicionamento do senador Blairo Maggi. Se ele não for mesmo candidato, o PR será mero coadjuvante na campanha eleitoral, mesmo possuindo bom número de estaduais e o federal mais votado de Mato Grosso.

– Deixou acesas as possibilidades de candidatura com frases nem tão enigmáticas: "O assunto candidatura está encerrado, NESTE MOMENTO". E ainda a tradicional "não posso dizer que desta água não beberei". Quem leu rapidamente as possibilidades de candidatura do senador foi o deputado Emanuel Pinheiro que anunciou em entrevista que o partido esperará até junho do ano que vem.

– Blairo Maggi tem uma liderança consolidada em função dos governos que realizou. Quem apoia ou rejeita tem como base as ações ou omissões do governo em seu período. Por isso, ele não precisa antecipar a campanha eleitoral. Definindo-se em junho a campanha fica bem mais barata e como ele vai ser convocado pelos que desesperadamente buscam uma alternativa, por medo de Pedro Taques ficará mais barata ainda.

– O senador refutou as possibilidades de atribuir a ele os desastres ocorridos no governo Silval Barbosa. O fato de ter ajudado a eleger Silval não o constrange: "nunca atravessei a rua para dar uma opinião no governo dele". Em entrevistas anteriores, Blairo disse que o governo Silval tem a cara do Silval, desde o início. Entende que os bônus e ônus do governo devem ser atribuídos ao governador.

– Blairo demonstrou facilidade em pontualmente atuar na oposição. Diz que o governo precisa dizer a verdade à população e reconhecer que a obra do VLT não ficará pronta. Um pito público na comunicação de Carlos Rayel, que insiste em colocar o VLT virtualmente funcionando em todas as emissoras de televisão. Como mentira tem perna curta, no máximo em junho de 2014 esses vídeos estarão desmentidos.

– Outra virtude do senador Blairo na entrevista. Elogiou os méritos do seu amigo de longa data Pagot, reconhecendo nele competências até para ser o responsável por uma candidatura ao governo. Blairo sabe que os entraves políticos à frente de Pagot eliminam essa possibilidade. A citação de Pagot foi uma ótima oportunidade para se desvencilhar de vez, do ex-secretário Éder Moraes. Indagado sobre as possibilidades de Éder concorrer disse que cada um faz o que quer. Ficou claro na entrevista, embora Blairo não tenha afirmado – e nem precisava – que Éder Moraes é hoje um homem que tem ligações exclusivas com Silval Barbosa. Deu até pra perceber que se vier a ocupar o governo, Éder não será convidado nem pra cafezinho no Palácio.

– O senador Blairo Maggi tem consciência da sua força política. Embora tenha procurado se desvencilhar sabe perfeitamente que um desastre da administração Silval elege por antecipação o senador Pedro Taques ao governo. Da mesma forma que tem consciência de sua força política é capaz de reconhecer que o senador Pedro Taques acumulou prestígio e força suficiente para fazer um bom debate na disputa pelo governo de Mato Grosso. Exatamente por isso, deixou aberta a janela da possibilidade de uma composição política com o senador.

Traduzindo a entrevista de Blairo: hoje ele é mais candidato do que antes da entrevista. Uma candidatura dele não tem o poder de afastar a já colocada candidatura de Pedro Taques.

A disputa enriquece o debate político. Um entendimento entre os dois consolida uma vitória antecipada.

Antero Paes de Barros é radialista, jornalista, advogado, ex-vereador, foi deputado constituinte e senador da República.

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Dante: democrata e gestor exemplar 

25 de abril é uma data histórica. Há quarenta...

Sem dúvida nenhuma

As pessoas esquecem-se da simplicidade da vida adiando decisões,...

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...