sexta-feira, 23/fevereiro/2024
PUBLICIDADE

A APAMS merece mais que um espaço, merece novos parceiros

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na condição de vereador pelo Partido da Social da Democracia Brasileira (PSDB) de Sinop, muito me honrou ter tido a oportunidade de na última segunda-feira (26/09) votar favorável a doação de uma área para construção da sede própria da Associação Protetora dos Animais do Município (APAMS) de Sinop. Foram destinados 3.272,14 m², para que seja construído o canil, sala veterinária, escritório, depósito de ração e acomodações para caseiros.

O trabalho da APAMS tem como objetivo abrigar, tratar e proteger animais vitimas de abandono, maus tratos e descaso, fazendo com que seja otimizado um grande trabalho social e de saúde pública, já que neste caso, na ausência de um Centro de Zoonoses, a associação faz o papel do Poder Público, beneficiando os animais e também a sociedade sinopense.

Sou testemunha que a APAMS desde a sua fundação em 29 de agosto de 2005, vem trabalhando para tentar recolocar animais domésticos (cães e gatos) vitimas de abandono e maus tratos, em um novo lar. Porém o trabalho da associação tem indo mais longe, tem atingido a população através de campanhas de conscientização sobre a importância da posse responsável, alertando os munícipes sobre os direitos dos animais, protegendo-os contra os maus tratos, garantindo-lhes uma vida digna.

É empolgante falar da APAMS pois, todo esse magnífico trabalho, repleto de dedicação é carinho é voluntário. O esforço desses voluntários a favor dos animais não pode ser único, são necessárias parcerias, é preciso que mais pessoas levantem essa bandeira em prol dos animais e adotem a causa.

Vale ressaltar ainda que abandono, ato de abuso e maus tratos aos animais domésticos, domesticados, nativos ou exóticos é crime de acordo com o artigo 32 da lei federal nº 9.605, com punição de detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano e multa. Não podemos fechar os olhos para a nossa realidade, pois mesmo que não cometamos tais atos, não denunciá-los nos torna coniventes com tal situação.

Possuir um animal deve ser um ato de responsabilidade até o fim da vida do mesmo. Mas no fundo sabemos que podemos fazer mais, e por que não nos tornarmos parceiros desta nova fase da APAMS que se inicia no município. Para esses voluntários que já vem lutando a tanto tempo por auxílio, por um espaço, a construção da sede própria é a realização de um sonho, já que por mais que os voluntários sejam dedicados e esforçados, não conseguem atender toda a demanda.

Diante disto mais uma vez quero parabenizar a APAMS pelo brilhante serviço social prestado ao município de Sinop, que vem sobrevivendo através de diversas atividades como bazares, desfiles, convênios e muitas das vezes com recursos financeiros dos próprios voluntários e provocar você cidadão de bem para se unir a este magnífico trabalho sendo voluntário, doador e/ou que adote um animal.

E lembre-se bem: criar um animal é um belo ato de amor.

Fernando Assunção – vereador PSDB Sinop

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Não é apenas água que falta em Várzea Grande!

Se você mora em Várzea Grande ou tem um...

Somos idealizadores de objetivos

Ao comprometermos com algo infinitamente superior as nossas forças,...

Aqui não cabe potoca

Antigamente, lá na roça os homens, em sentido lato,...

O seu pior inimigo pode estar no seu voto

Muitas pessoas estão apenas preocupadas em mudar o mundo...