PUBLICIDADE

A água é nossa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Às vezes, é, para alguns, muito difícil pensar de maneira telúrica (agarrado à terra, ao local onde se deseja estar para sempre). Nós cuiabanos, nascidos aqui ou não, mas cuiabanos de verdade somos agarrados às coisas de Cuiabá. Mais que agarrados; grudados. Os mais antigos lembram-se da bica da Prainha (hoje, estacionamento Abdala Mansur): fonte que saciava a sede dos passantes. Os mais jovens podem passar por lá e ver a bica ainda que seca, mas testemunho da água fresca para todos. Conto essa breve história porque essa bica de outrora virou milhares de torneiras em nossa cidade e o alcaide de plantão quer passar o controle de quem abre ou fecha as torneiras para o capital nacional ou internacional (falou-se até em portugueses, italianos e outros que nem sabem onde fica Cuiabá) fazendo com que algo tão estratégico e de todos os cuiabanos como a água seja propriedade de alguns sem nomes ou rostos. E com esse absurdo não posso concordar e nem me calar.

Manifestei-me como cuiabano e deputado estadual sobre a forma espúria como se deu a aprovação da lei que dá poderes ao prefeito de vender a nossa água. Para meu espanto o prefeito Chico Galindo continua querendo desviar o foco com desculpas esfarrapadas, dizendo aqui e acolá que sou pré-candidato a prefeito e por isso estou defendendo a Sanecap e seus funcionários. Prefeito, não serei deselegante e tampouco rasteiro como vossa excelência tem sido em relação à minha pessoa. Mas serei duro e intransigente no meu direito de defender o patrimônio público e os valores de minha terra. Não pense vossa excelência que ser hospitaleiro e cortês e o mesmo que ser submisso.

Não fui eu quem "viajou" para fugir á responsabilidade e ao ônus político da venda da Sanecap, muito menos fui eu quem usou de métodos escusos para, na surdina, aprovar essa lei infame que lesa o povo cuiabano . Também não fui eu quem não consultou a sociedade para decidir os destinos da nossa água. Democracia, prefeito, é um conceito universal e vossa excelência não tem o direito de maculá-la com seus delírios de "o todo poderoso". Mas, enfim, não vou elencar mais atitudes suas que revelam descompromisso e atentados contra o povo cuiabano.

Antes, prefiro insistir no debate democrático e de nível. Por isso, integro o Fórum de defesa da Sanecap. Por isso,vamos encabeçar a passeata em defesa da água e vamos mobilizar a sociedade para que aja uma consulta ampla sobre o futuro da Sanecap. Saiba, oh alcaide, que não vamos aceitar passivamente desmandos e autoritarismo na Cidade Verde. Quisera eu que vossa excelência passasse para a história como um homem que mesmo não tendo sido eleito pelo voto direto (poucos votam em vice) soube respeitar seu antecessor através do exercício de valores éticos e democráticos. Pena que vossa excelência passará sem deixar saudades…

Encerro, reiterando a necessidade da ampliação do debate e da ampla consulta à população. E disso faço questão absoluta. Deixo, para todos, algumas indagações: quem era o prefeito de Cuiabá quando a lei foi sancionada, se o senhor Galindo estava em território nacional? Um ato jurídico sem transparência tem validade ou é nulo por vício insanável? E caso esse disparate seja levado a termo, quanto custará a tarifa de água? O que será dos quase setecentos funcionários e suas famílias? Pra quem ficará a divida da Sanecap? Quem garante que os recursos do PAC ainda virão para Cuiabá se houver a privatização?

Claro que são tantas perguntas e nenhuma resposta, nenhum debate, nenhuma consulta popular… E, pode ter certeza, que nós não vamos ficar "aqui na praça dando milho aos pombos" e vendo a água escorrer pelo ralo.

Guilherme Maluf é médico e deputado estadual pelo PSDB.

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Resiliência, valor e caráter no exercício da liderança

Nas últimas semanas temos falado muito sobre construção e...

Alexandre, o enorme

Quando Michel Temer definiu que Alexandre de Moraes seria...

Reaja Brasil: a resposta firme de um povo que não se cala

Neste último domingo, mais uma vez, milhares de brasileiros...

Aumentar imposto só vai penalizar setor de serviços

Uma cidade que cresceu graças à liberdade de empreender...