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5 lições de Larissa Manoela sobre comunicação estratégica

Lucas Rodrigues é estrategista de comunicação, pós-graduado em assessoria de imprensa e jornalismo empresarial, e especialista em marketing digital.
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O assunto que move o país nos últimos dias chama-se Larissa Manoela. A denúncia bombástica contra os próprios pais levantou inúmeros debates, desde a gestão de carreira de estrelas mirins a regras de trabalho infantil e relações tóxicas familiares.

Experiente no show business, apesar da pouca idade, a atriz também deu uma aula de gerenciamento de imagem ao utilizar cinco estratégias eficazes de comunicação.

1 – PREPARAR TERRENO PARA O DISCURSO

Muitos devem lembrar que há algumas semanas já rolavam rumores de que a atriz estaria insatisfeita com algumas decisões dos pais, relativas a uma mansão nos EUA.

Se a informação foi vazada por ela ou não, é difícil dizer. Mas, sendo estratégico, foi uma forma de “preparar terreno” e “esquentar” a opinião pública sobre o trabalho dela e o direito de tomar decisões sobre seu patrimônio.

2 – A “VACINA” COMO FORMA DE MASSIFICAR FATOS

Larissa Manoela aplicou o que em comunicação chamamos de VACINA – você antecipa aos poucos um assunto que fatalmente virá a tona, usando as informações e a tônica que te favorecem, para em determinado momento “cravar” o discurso hegemônico.

A decisão de escolher o programa Fantástico também foi acertada, porque até então a pauta rodava em veículos de entretenimento e fofoca, com pouca credibilidade – diferente do programa global, que adota tom jornalístico e tem poder de alcançar o público em massa.

E porque foi tão importante usar essa vacina no caso?

Em um país conservador e que coloca a família em um patamar praticamente sagrado, seria arriscado para uma atriz de carreira consolidada, e muito jovem, denunciar os pais em rede nacional de maneira abrupta.

Como o debate foi antecipado por semanas, e apenas os fatos que colocavam Larissa Manoela como vítima eram conhecidos, boa parte dos telespectadores já estava em defesa da atriz antes mesmo de assistir a matéria.

Nesse caso, a reportagem apenas consolidou uma opinião já formada pelo público.

3 – A CURIOSIDADE COMO CHAMARIZ

Outra estratégia para esquentar o debate foi o teaser da chamada do Fantástico, veiculado dias antes. O teaser foi certeiro não só por mostrar o drama de uma atriz famosa, mas por evidenciar uma situação esdrúxula do “pix para o milho” – fato que obviamente iria viralizar, já que o perrengue era incompatível com a fortuna de Larissa Manoela.

Sabe aqueles vídeos no Youtube que tem a capa (thumb) com uma frase como “Fulano A detonou sicrano B” e você assiste porque PRECISA SABER o que foi dito? É a mesma estratégia, de gerar curiosidade para atrair audiência.

4 – A CREDIBILIDADE DO AUDIOVISUAL

Larissa Manoela optou por provar sua denúncia com áudios e conversas mantidas com seus pais por aplicativos de mensagens.

Ela aparentemente selecionou os áudios com maior potencial de chamar atenção, seja pelas palavras fortes da mãe (desconstruindo a tradicional imagem de mãe amorosa) e do pedido de pix para o pai em compras de valor ínfimo (mostrando que estava em situação de total dependência dele).

Caso a denúncia se baseasse apenas em palavras e alegações, a atriz correria o risco de entrar em uma “guerra de versões” com seus pais no debate midiático, deixando para o público decidir qual versão seria mais convincente.

Essa hipótese representaria um perigo muito grande para a imagem de Larissa Manoela, pois abriria espaço para que os pais se defendessem em veículos da mídia com interesse de explorar o caso à exaustão em busca de audiência.

Com a força do conteúdo dos áudios e do depoimento em vídeo, só restou aos pais da atriz se defenderem por nota, via advogados.

A nota tenta desmentir a atriz, e apela para sentimentalismo, mas admite que Larissa recebia apenas 2% de participação em uma das empresas que administrava sua carreira, o que por si só já é extremamente negativo. Ora, como a fonte de toda a renda recebe só 2%?

Também já há indícios de que os pais estão tentando limpar a imagem com o uso indireto de depoimentos de terceiros próximos à família, o que dificilmente terá a mesma força para contrapor as denúncias.

5 – COERÊNCIA NO POSICIONAMENTO

Toda a questão envolve dinheiro. Dezenas ou centenas de milhões. A denúncia tinha tudo para se consolidar como uma disputa de filha contra pais por dinheiro, algo que soaria muito mal, não importando quem estivesse com a razão.

Mas quando o teaser da reportagem adianta que Larissa Manoela vai abrir mão de tudo o que já ganhou, todo o foco passa a ser de uma atriz que estaria sendo explorada há anos pelos pais e agora quer deixar isso para trás – inclusive o dinheiro para garantir o conforto deles.

Com isso, ela consolida em uma ação concreta o que coloca nas palavras, fazendo o seu posicionamento soar ainda mais verdadeiro e honesto, reduzindo a margem para críticas ou opiniões contrária.

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