domingo, 25/fevereiro/2024
PUBLICIDADE

1º Congresso Diocesano da Família

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nos dias 27 a 29 de novembro será realizado o primeiro Congresso Diocesano da Família para celebrar os vinte e cinco anos de implantação do Encontro de Casais com Cristo – ECC na Diocese Sagrado Coração de Jesus – Sinop.

O ECC é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias. É feito de casais para casais que procuram construir o Reino de Deus a partir da família e da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é "Ser Igreja hoje" , o que é ser "Santuário da Vida"e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a justiça social. Podem participar os casais casados na Igreja ou que vivem amaziados mas sem impedimento de contrair o matrimônio.

O ECC é vivenciado em três etapas. A primeira etapa é o momento evangelizador e missionário, é o "Despertar" do casal para se engajarem no serviço de evangelização da Igreja.

A segunda etapa pretende levar o casal a ter conhecimento dos Documentos do Magistério da Igreja e das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil e da Diocese de Sinop -Mt.

A terceira etapa leva os casais a refletirem sobre a dignidade da pessoa humana, seu relacionamento com os outros e sobre a realidade social à luz do Evangelho. 

Segundo as últimas estatísticas da Cordenação Nacional do ECC até hoje foram realizados 75.751 encontros de primeira etapa com a participação de 2.512.062 de casais. Na segunda etapa foram 1.920 encontros com 421.416 casais participantes. Na terceira etapa forma 2.490 encontros com 83.402 casais participantes.

Na Diocese de Sinop o ECC está implantado em vinte e uma paróquias e já vivenciaram a primeira etapa 7.260 casais, a segunda etapa 2.168 casais e a terceira etapa 685 casais.

Quero agradecer o empenho e a dedicação de todos os leigos da Diocese de Sinop, os Diretores Espirituais, Casais Diocesanos, Casais Setoriais, Grupos Dirigentes e casais que se dedicaram para que este "serviço-escola" da Igreja levasse a vida às famílias de nossa Diocese neste 25 anos de existência. Parabéns!

Pe. Valdir Luiz Koch é Diretor Espiritual Diocesano do ECC.

 

 

 

 

 

 

 

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Não é apenas água que falta em Várzea Grande!

Se você mora em Várzea Grande ou tem um...

Somos idealizadores de objetivos

Ao comprometermos com algo infinitamente superior as nossas forças,...

Aqui não cabe potoca

Antigamente, lá na roça os homens, em sentido lato,...

O seu pior inimigo pode estar no seu voto

Muitas pessoas estão apenas preocupadas em mudar o mundo...