terça-feira, 16/abril/2024
PUBLICIDADE

Lucas R. Verde: mais de 50% de propriedades estão inscritas no CAR

PUBLICIDADE

Mais da metade das propriedades rurais de Lucas do Rio Verde estão inscritas no Cadastro Ambiental Rural (CAR), cujo objetivo é identificar as propriedades rurais que não respeitam as regras para as áreas de preservação e de reserva legal. De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Luciane Copetti, isto mostra que os produtores estão mudando de opinião em relação as questões de preservação ambiental. “Os proprietários continuam fazendo o CAR, são mais de 50% das propriedades [inscritas], e estão executando as ações e isolando as áreas de preservação”, destacou, ao Só Notícias.

Luciane foi anunciada secretária na última semana e já está trabalhando na continuação do projeto Lucas do Rio Verde Legal, iniciado ainda em 2006 na gestão de Marino Franz, visando regularizar as áreas onde houve excesso de aberturas para plantio das diversas culturas. “O nosso objetivo é recuperar 100% das áreas de preservação permanente [APP], validar os manuais de APP, manuais de contratação trabalhista e de utilização correta de defensivos agrícolas”, destacou.

Após finalizados, os manuais serão publicados e distribuídos aos produtores rurais de Lucas do Rio Verde. “Eles servirão como apoio ao produtor de Lucas e região, passando instruções de como proceder na contratação do trabalhador, de como fazer o uso correto de defensivos. E servirá, também, de apoio aos municípios da região. É claro que cada município tem a sua identidade, seu zoneamento, mas poderá dar apoio”, destacou. Ainda não foi estimada data para finalização dos trabalhos, porém, a secretária espera que ocorra o mais breve possível.

Luciane destaca, também, que é necessário aguardar o posicionamento do Estado quanto a adequação da política ambiental com as novas regras do código florestal. O projeto Lucas do Rio Verde legal tem 670 propriedades rurais cadastradas, mais 544 proprietários rurais, 2.077 quilômetros de rios e 703 nascentes.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista é socorrido após colisão com caminhonete em Sinop

O acidente envolvendo a Honda CG Titan verde e...

Carro pega fogo e fica destruído em Sinop; vídeo

O incêndio em um Fiat Uno vermelho foi, há...
PUBLICIDADE