terça-feira, 30/abril/2024
PUBLICIDADE

Nortão: Funai quer apoio de presidente para encerrar bloqueio

PUBLICIDADE

O coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Colíder, Sebastião Martins, acaba de confirmar, ao Só Notícias, que pedirá para a presidência, em Brasília, negociar diretamente com os índios da etnia Terena e encerrar do bloqueio na BR-163, por próximo a Itaúba (90 km de Sinop). “Vamos fazer gestão junto a presidência da Funai para que consigamos um documento em que se comprometa a tomar as providências sobre as reivindicações. Mesmo assim, entendo que os índios estão aguardando a publicação de alguma portaria, mas isso demora, leva tempo”, explicou.

Segundo ele, os indígenas não aceitaram a proposta do governador Silval Barbosa, feita ontem, por meio de carta, entregue por volta das 19h30, comprometendo-se a realizar audiências para discutir as reivindicações. O coordenador ressaltou o empenho da superintendência de assuntos indígenas e da PRF nas negociações e encerrar o bloqueio.

Conforme Só Notícias informou, os índios voltaram a bloquear a BR ontem, por volta das 16h. No final da noite de quarta-feira, haviam suspendido o protesto esperando que suas reivindicações para a Funai- criar uma unidade de assistência em suas terras (entre Matupá e Peixoto) – fosse atendida.

O bloqueio, que iniciou na segunda-feira, com liberação da passagem por duas vezes, causa prejuízos para empresas e profissionais. A PRF orienta os motoristas para que façam uma rota alternativa passando por uma rodovia estadual a partir de Marcelândia com acesso a Claudia, chegando a Sinop e seguindo viagem pela 163. O “desvio” aumenta em 220 km o trajeto.

A PRF em Sinop tem prestado informações sobre o bloqueio pelo fone 3535 10 13

(Atualizada às 10:07h)

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incêndio em selaria no Mato Grosso danifica mercadorias  

O comércio de seleiros teve parte de estrutura destruída...
PUBLICIDADE