PUBLICIDADE

Cuiabá: empresas deixam obra e estádio pode não ficar pronto para copa

PUBLICIDADE

A Arena Pantanal, em Cuiabá, corre o risco de não ficar pronta a tempo para a Copa do Mundo de 2014. É o que aponta reportagem do UOL, hoje. De acordo com a publicação, na semana passada, duas construtoras contratadas pelo consórcio Santa Bárbara-Mendes Júnior teriam abandonado a obra. O problema é consequência do pedido de falência da construtora Santa Bárbara Engenharia, líder do consócio vencedor ao lado da construtora Mendes Júnior.

Não é de hoje que a construtora Santa Bárbara enfrenta problemas financeiros. A reportagem aponta que uma das empresas subcontratadas e responsável pela montagem das estruturas metálicas do estádio, deixou a obra após ter ficado oito meses sem receber por seus trabalhos. “A saída da construtora líder do consórcio ainda não foi anunciada. Tanto as empreiteiras envolvidas quanto o governo do Estado de Mato Grosso (que banca a obra) não negam nem confirmam o abandono, dizem apenas que a saída da Santa Bárbara não muda a situação do contrato entre o poder público e o consórcio”, aponta a reportagem.

O estádio está orçado em R$ 519 milhões e a conclusão dos trabalhos estava previsto para outubro deste ano. Os trabalhos iniciaram em maio de 2010. Segundo o site, até o final de fevereiro deste ano, a obra atingiu 62% de conclusão. “Ou seja, o avanço em 34 meses se deu ao ritmo de 1,82% ao mês, em média. Assim, para a empreitada ser levada a cabo dentro do prazo, o ritmo dos trabalhos terá que ser triplicado, e a construção deverá andar a 5,48% ao mês em média”.

O UOL aponta que o custo inicial da obra era de R$ 342 milhões. No entanto, o governo do Estado assinou aditivo aumentando o valor do investimento e estendendo o prazo final da obra. A previsão inicial para entrega do empreendimento era dezembro de 2012.

“Hoje, de acordo com o consórcio, cerca de 800 operários se revezam em dois turnos no canteiro de construção do estádio. Apesar disso, o UOL Esporte presenciou o momento do encerramento de um turno de trabalho no final da tarde do último sábado (9) e não havia mais que 50 operários deixando a construção. Além disso, operários disseram à reportagem que os funcionários da Santa Bárbara não trabalham mais no local”, aponta a reportagem.

Outro lado
O governo do Estado nega atrasos e diz que está dentro do cronograma. Já os responsáveis pela construção da Arena Pantanal não se pronunciaram sobre a reportagem.

Leia ainda
Cuiabá: construtora de estádio da copa beira a falência e atrasa obras

(Foto: Edson Rodrigues/arquivo)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Obras do novo de hospital universitário entram em fase de acabamento em Mato Grosso

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller estão...

Governador anuncia data de inauguração do maior hospital de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes confirmou para o dia 19...

Deputado de Mato Grosso recua e retira apoio à PEC da Reforma Administrativa

O deputado federal Coronel Assis (União Brasil) voltou atrás...
PUBLICIDADE