PUBLICIDADE

Xingu: 11 reféns podem ser libertados ainda hoje

PUBLICIDADE

Os índios da aldeia Moygu podem liberar ainda hoje, os 11 pesquisadores e funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai), mantidos reféns desde quarta-feira passada. De acordo com o índio Makarea Trumai, de Nova Canarana, que está intermediando as negociações, informou, ao Só Notícias, que os índios estavam aguardando apenas a confirmação de uma audiência com a Funai, Ibama, ministros e outras autoridades. “Estou aguardando o contato deles, por rádio, para informar que a audiência foi marcada para quarta-feira, em Brasília. Aí eles devem liberar os reféns”, destacou, ao Só Notícias.

Os índios são contra a operação de uma pequena central hidrelétrica (PCH) no rio Coluene, em Paranatinga. A obra está pronta, mas eles alegam que comprometerá a sobrevivência na aldeia quando começar a funcionar.

Hoje de manhã, três pesquisadores doutores – Dionei José da Silva, Manoel dos Santos Filho e Fabricio Alves Moura- foram liberados. Eles prestaram depoimento na Polícia Federal, em Cuiabá, e informaram que o grupo está sendo mantido em cárcere privado, em uma casa na aldeia, e só pode sair uma vez ao dia, mas que estão recebendo alimentação e água normalmente. Alguns estariam com problemas de saúde.

A maioria dos reféns trabalha para um instituto e estava pesquisando os impactos ambientais desta usina.

(Atualizada às 16h55)

Leia mais
Índios liberam 3 reféns e 11 permanecem no Xingu

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE