quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Voos são cancelados em Sinop e passageiros seguem de ônibus para Cuiabá

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero (foto: Thaiane Paes)

O primeiro cancelamento de voo no aeroporto João Batista Figueiredo ocorreu, esta manhã. No segundo, o avião chegou a decolar de Cuiabá para Sinop, mas não conseguiu pousar e retornou ao aeroporto Internacional Marechal Rondon devido as condições meteorológicas. Com isso, os passageiros tiveram que seguir viagem em um ônibus. No sábado e domingo também ocorreram cancelamentos dos voos das 7h10 e das 15h, respectivamente.

De acordo com o administrador da unidade, Frederico Bernardo Silva, em ambos os voos a companhia aérea foi informada das condições meteorológicas. “No primeiro, foi avisada que estava ruim e o avião nem chegou a decolar de Cuiabá. Já o segundo, mesmo sabendo das condições, a empresa decidiu seguir viagem. O avião circulou algumas vezes e retornou para capital. A empresa se mantém informada com todos os dados do sistema que são gerados pela Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) para evitar esse transtorno do deslocamento”.

Por nota, a empresa informou que está prestando toda a assistência necessária aos passageiros por via terrestre e em outros voos da empresa até a capital. Lamentou eventuais transtornos ocorridos e lembra que medidas como essa são necessárias para conferir a segurança de suas operações.

Conforme Só Notícias já informou os Indicadores de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI) e a Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) começaram a funcionar no aeroporto João Figueiredo, no dia 22 de fevereiro deste ano.

A EPTA é composta de três partes: uma estação, que passará a fornecer, de hora em hora, informação oficial sobre as condições meteorológicas do aeroporto, uma sala de Serviço de Informação Aeronáutica (AIS), local equipado com computador e mapas de navegação, onde os pilotos poderão planejar os voos e fazer eventuais mudanças de rotas; e uma sala de rádio, controlada por um operador.

Já o PAPI é um conjunto de aparelhos de iluminação com focos calibrados, instalados ao lado da pista, e tem por objetivo ajudar pilotos nos pousos principalmente em dias chuvosos. Porém, mesmo com instrumentação instalada cancelamento podem ocorrer.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE