Geral

Visitas ao Museu Histórico de Sinop serão retomadas no centro de eventos

O Museu Histórico de Sinop voltou a receber o público, após dois anos de pandemia, provisoriamente, no Centro de Eventos Dante de Oliveira. Os horários são de segunda a sexta-feiras, das 8h ao 12h. No momento, pela falta de espaço e local fixo, o museu optou em expor peças e registros fotográficos da colonização, que são doações das famílias colonizadoras da cidade, conta com algumas peças pós período de colonização também além de objetos doados de munícipes.

Dentre as peças, há o primeiro teodolito usado na análise dos relevos da área, para realizar o planejamento do de ruas, avenidas, os primeiros utensílios e máquina de ultrassom utilizados no parto da primeira criança nascida em Sinop, ambos chegaram a cidade em 1973. Também está exposta a primeira mesa de gabinete usada pelos vereadores, em 1974.

Na exposição, a parte exclusiva para artigos religiosos utilizados pelos colonizadores, conta com registros da Santa Missa de fundação da cidade, em 1974. A cruz entalhada e utilizada durante o ano de 1978 inteiro e o Órgão doado à Igreja Santo Antônio em 1980, que foi utilizado em celebrações por 20 anos.

O museu também armazena inúmeros registros fotográficos, que levam a população a uma sensação de aprofundamento na história da fundação de Sinop.

Redação Só Notícias (fotos: Só Notícias/Ana Paula Dhein)