quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Vinícola faz primeiro vinho “made in Mato Grosso” com uvas de Nova Mutum

PUBLICIDADE

O primeiro vinho made in Mato Grosso. Assim está sendo chamado o vinho que está sendo produzido pela vinícola Goellner & Goellner, a 50 quilômetros de Primavera do Leste. Ele foi apresentado aos consumidores durante a Festa da Uva, realizada neste final de semana em Primavera do Leste, e deve chegar aos supermercados de Cuiabá agora em setembro. É o primeiro vinho a ter o registro do Ministério da Agricultura.

Quatro tipos estão sendo produzidos – tinto seco, tinto suave, branco seco e branco suave – todos eles com as uvas “Patrícia” e “Isabel”. A primeira delas sempre freqüentou a mesa dos consumidores da fruta, mas agora está sendo plantada em sete hectares da fazenda para virar vinho. O enólogo Anderson Schmidtz, que está dando consultoria à vinícola, a uva “Patrícia” é híbrida, criada especialmente para a mesa, mas agora está sendo usada na produção de vinhos e os resultados, segundo ele, são bons, principalmente em se tratando do vinho branco. “A uva resulta em um vinho jovem e de boa acidez. É um vinho refrescante, mais apropriada para estas regiões de altas temperaturas durante todo o ano”, avalia.

A uva “Isabel” é fornecida por produtores de Nova Mutum e adquiridas pela vinícola. É a espécie mais procurada para a produção de vinhos no Brasil, principalmente no Sul do País. Tem um aroma que se assemelha à framboesa e cereja.

Os investimentos na produção do vinho chegaram a R$ 200 mil na fazenda e geraram 14 novos empregos.

A produção das parreiras começa em três anos após o plantio e chega a dar duas safras por ano. Outras uvas começam a ser implantadas pela vinícola, como a cabernet sauvignon, chardonet e tannat. Todas elas são provenientes da Europa, especialmente da França. A cabernet e a chadonet são encontradas no Paraná, onde é feita a enxertia. Já a tannat vem direto da Europa.

A vinícola Goellner & Goellner já produziu, este ano, 5 mil litros de vinho com a uva “Patrícia” e outros 5 mil litros com a “Isabel”. As garrafas, de 750 ml, devem ser encontradas, a partir de setembro, nas prateleiras dos supermercados de Cuiabá e de outras cidades de Mato Grosso a preços acessíveis.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tremor de terra é registrado em município de Mato Grosso

O município de Ribeirão Cascalheira (700 quilômetros de Cuiabá)...

Concessionária vai construir passarela na BR-163 em Peixoto e vai alterar trânsito

A concessionária Via Brasil, que administra o trecho da...

Justiça vê legítima defesa e absolve policial que matou empresário em Sinop

A juíza da 1ª Vara Criminal de Sinop, Rosângela...

Sinop: prefeitura firma parceria com AMA para manutenção de atendimentos

O executivo municipal definiu a formalização de termo de...
PUBLICIDADE