Consumir peixe é tradição durante a quaresma e principalmente na semana que antecede a páscoa. Entretanto, os consumidores devem estar atentos, para evitar complicações à saúde. “Antes de comprá-los, é preciso observar o aspecto do produto”, explica a veterinária Selma Maria Nassarden, coordenadora da Vigilância Sanitária de Nova Mutum.
De acordo com ela, o pescado fresco para consumo apresenta a superfície do corpo limpa e brilhosa; olhos transparentes, brilhantes e salientes; guelras róseas ou vermelhas e úmidas. As escamas devem estar brilhantes e bem aderidas à pele do peixe, e a carne deve estar firme. Além disso, é preciso observar se o pescado está sendo mantido sob condições adequadas de conservação.
No caso do peixe congelado é importante observar a procedência e as condições da embalagem, se ela está íntegra e se contém o registro do Serviço de Inspeção Federal (SIF). É preciso também observar a temperatura de conservação. Produtos congelados, como os peixes, devem ser mantidos sob refrigeração entre -12° e – 18°.