PUBLICIDADE

Vigia Mais MT reforçará segurança no período eleitoral com 7 mil câmeras

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Câmeras do programa Vigia Mais MT, vinculadas à secretaria estadual de Segurança Pública, reforçarão a segurança durante as eleições municipais. Por meio de uma parceria, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso terá acesso a filmagens registradas por cerca de sete mil câmeras de monitoramento, instaladas em pontos estratégicos de municípios mato-grossenses, incluindo o interior de escolas. 

O secretário da pasta, César Roveri, destaca que a implementação do monitoramento em tempo real por meio de câmeras de segurança é uma inovação na história das eleições em Mato Grosso. “Esse reforço na fiscalização com acompanhamento ao vivo acontece pela primeira vez e só é possível graças aos investimentos realizados pelo Governo do Estado na Segurança Pública que implantou o programa Vigia Mais MT”, explicou Roveri.

Essa cooperação permitirá uma resposta rápida das forças de segurança e do TRE, garantindo maior segurança no processo eleitoral. “Já contamos com mais de 10,7 mil câmeras distribuídas e cerca de 7 mil instaladas na capital do estado, em parceria com os comerciantes e outros segmentos sociais privados. No interior do estado, temos a parceria com os municípios, possibilitando as instalações nas escolas, que são locais de votação. E o TRE-MT terá acesso a esse sistema, que vai nos ajudar na elucidação de qualquer tipo de ilícito, principalmente o cometimento de algum crime eleitoral, garantindo a segurança do cidadão, a segurança do pleito eleitoral, e que toda a sociedade possa exercer o seu direito de voto, o seu direito de cidadania”.

O Vigia Mais MT já está presente em 123 municípios, 45 associações e sindicatos e oito secretarias de Estado. Entre os equipamentos entregues, estão câmeras fixas, speed dome e OCR’s, sendo que cerca de 7 mil já estão integradas a plataforma do projeto. A secretaria de Educação é uma das pastas do governo que aderiu ao programa. Há 121 unidades escolares que serão locais de votação com aproximadamente 1,8 mil câmeras em pleno funcionamento.  Cerca de 2 mil profissionais de segurança e 200 diretores de escola têm acesso às imagens em tempo real.

O planejamento e a execução da operação de fiscalização no período eleitoral será feita por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), com a coordenação do TRE e a participação dos órgãos de segurança estaduais e federais, entre outras instituições.

O coordenador do GGI, juiz auxiliar da Presidência do TRE, Aristeu Dias Batista Vilella, enfatizou a preocupação do órgão com a segurança do pleito. “Essa gestão, presidida pela desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, criou o sistema Camino, centraliza as informações do estado, visando uma melhor gestão, principalmente com relação ao GGI, que reúne as forças de segurança. E este ano tivemos um ganho, que é o sistema Vigia Mais, que integramos dentro do sistema Camino. Então, essas câmeras são direcionadas para todo o estado de Mato Grosso e, com a integração, vai facilitar o gerenciamento, principalmente no que diz respeito à segurança das eleições de 2024”, descreveu.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Abertas inscrições para 6ª feira de negócios em Nova Mutum

A secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico de Nova Mutum...

Prefeitura decreta estado de calamidade pública por crise hídrica em Mato Grosso

A prefeitura de Várzea Grande, decretou, esta manhã, estado...
PUBLICIDADE